Show simple item record

dc.contributor.advisorBarcellos, Paulo Fernando Pinto
dc.contributor.authorBraz, Paulo Henrique da Cruz
dc.contributor.otherPadula, Antonio Domingos
dc.contributor.otherDe Toni, Deonir
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.date.accessioned2014-04-29T12:35:05Z
dc.date.available2014-04-29T12:35:05Z
dc.date.issued2014-04-29
dc.date.submitted2012-06-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/102
dc.descriptionEm uma economia globalizada, competitiva e em constante mudança, os ativos financeiros não são suficientes para garantir o crescimento sustentável e a perpetuação das organizações. O conhecimento, a informação, a capacidade de reinventar-se continuamente, a flexibilidade para se antecipar e reagir às mudanças são exemplos de ativos intangíveis criadores de vantagem competitiva e geradores de riqueza para as empresas e acionistas nesse novo paradigma econômico. Dentre os ativos intangíveis, a criação e o compartilhamento do conhecimento pelos funcionários da organização e a habilidade das equipes de transformá-lo em novos produtos, serviços e processos são definitivos na obtenção de vantagem competitiva, pois são inerentes a cada organização e, portanto, difíceis de serem imitados pela concorrência. Este estudo tem o objetivo de investigar, utilizando o modelo das Sete Dimensões da Gestão do Conhecimento de José Cyrineu Terra, como as empresas automotivas de Caxias do Sul estão fazendo a gestão do conhecimento criado nas rotinas e práticas da manufatura, no dia a dia da operação. Para isso, foi realizado um estudo de múltiplos casos em três empresas automotivas de Caxias do Sul, a partir de entrevistas com os gestores de manufatura de tais empresas e, mediante a análise de conteúdo das respostas, foi verificado o alinhamento das práticas de gestão da manufatura, com uma efetiva gestão do conhecimento. As principais conclusões do estudo foram: nas empresas pesquisadas convivem práticas de empresa atrasada com práticas de empresa do conhecimento, as manufaturas passam por um processo de evolução de suas práticas gerenciais em direção a uma efetiva gestão do conhecimento, porém apesar dessa tendência o conhecimento nas manufaturas ainda não é considerado estratégico pelas organizações estudadas.pt_BR
dc.description.abstractIn a globalized economy, competitive and constantly changing, financial assets are not sufficient to ensure sustainable growth and perpetuation of organizations. Knowledge, information, the ability to continually reinvent itself, the flexibility to anticipate and react to change are examples of intangible assets creators of competitive advantage and generate wealth for companies and shareholders in this new economic paradigm. Among the intangible assets, the creation and sharing of knowledge by employees of the organization and the ability of teams to transform it into new products, services and processes are definitive in achieving competitive advantage, since they are inherent to each organization and therefore difficult to be imitated by competitors. This study aims to investigate, using the model of the Seven Dimensions of Knowledge Management by José Cyrineu Terra, such as automotive companies in Caxias do Sul are doing knowledge management established routines and practices of manufacturing in the day to day operation. Thus, we conducted case studies in three automotive companies in Caxias do Sul, from interviews with the managers of such companies and manufacturing, through content analysis of responses, we checked the alignment of management practices of manufacturing, with an effective knowledge management. The main conclusions of the study were living in the companies surveyed business practices behind with practical business knowledge, manufacturing undergo a process of evolution of their management practices toward an effective knowledge management, but despite this trend in the knowledge manufacturing is not considered strategic for organizations studied.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectIndústria automobilística -- Caxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectImplantação da gestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectEstratégia organizacionalpt_BR
dc.subjectImplementation of knowledge managementen
dc.subjectOrganizational strategyen
dc.titleGestão do conhecimento na manufatura da indústria automotiva de Caxias do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3703896883480371pt_BR
mtd2-br.author.lattesBRAZ, P. H. C.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record