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dc.contributor.advisor
dc.contributor.authorBergue, Sandro Trescastro
dc.date.accessioned2022-09-28T04:30:08Z
dc.date.available2022-09-28T04:30:08Z
dc.date.issued2022-09-27
dc.identifier.isbn978-65-5807-189-1
dc.identifier.urihttps://ucs.br/educs/livro/pensamento-filosofico-na-administracao-publica/
dc.descriptionTrata-se de enfatizar o fazer filosófico aplicado à administração pública e menos a história da filosofia. Não se tem como finalidade, aqui, resgatar importantes temas e produções dos filósofos, mas desenvolver a capacidade de, a partir de uma proposta metodológica, praticar um pensar de natureza filosófica ? crítico, reflexivo, sistemático e orientado para alcançar as raízes fundantes do pensamento. Tem o objetivo de refletir sobre as possibilidades dadas pela Filosofia para o ensino, a pesquisa e, sobretudo, a prática da Administração Pública. Faz isso a partir do exercício da problematização de natureza filosófica orientada para, em resposta, reelaborar e produzir novos conceitos mais aderentes aos contextos vividos, habilitando a compreender e a agir conscientemente. Contrário ao que se imagina, não há nada mais prático do que o pensamento filosófico, que penetra e sonda as profundezas do pensar, desconstrói certezas e permite novas e mais edificantes elaborações. O texto aborda a ética em suas expressões filosófica e aplicada, com repercussões na administração pública em temas como a tomada de decisão, os códigos de conduta no contexto dos programas de integridade, a gestão de pessoas, especialmente em relação ao significado substantivo de ser servidor público, a liderança, as competências, o desempenho, a cultura, a inovação e os arranjos flexíveis de trabalho.pt_BR
dc.language.isopt_BR
dc.titlePensamento Filosófico na Administração Públicapt_BR
dc.typeLivro Eletrônicopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.description.resumoTrata-se de enfatizar o fazer filosófico aplicado à administração pública e menos a história da filosofia. Não se tem como finalidade, aqui, resgatar importantes temas e produções dos filósofos, mas desenvolver a capacidade de, a partir de uma proposta metodológica, praticar um pensar de natureza filosófica ? crítico, reflexivo, sistemático e orientado para alcançar as raízes fundantes do pensamento. Tem o objetivo de refletir sobre as possibilidades dadas pela Filosofia para o ensino, a pesquisa e, sobretudo, a prática da Administração Pública. Faz isso a partir do exercício da problematização de natureza filosófica orientada para, em resposta, reelaborar e produzir novos conceitos mais aderentes aos contextos vividos, habilitando a compreender e a agir conscientemente. Contrário ao que se imagina, não há nada mais prático do que o pensamento filosófico, que penetra e sonda as profundezas do pensar, desconstrói certezas e permite novas e mais edificantes elaborações. O texto aborda a ética em suas expressões filosófica e aplicada, com repercussões na administração pública em temas como a tomada de decisão, os códigos de conduta no contexto dos programas de integridade, a gestão de pessoas, especialmente em relação ao significado substantivo de ser servidor público, a liderança, as competências, o desempenho, a cultura, a inovação e os arranjos flexíveis de trabalho.pt_BR
dc.publisher.editoraEducspt_BR
dc.description.editionPrimeira ediçãopt_BR
dc.description.localpubCaxias do Sul - RSpt_BR


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