Álbum Da Edição Comemorativa - 25 Anos Do Curso de Arquitetura e Urbanismo
Visualizar/ Abrir
Data
2022-11-18Autor
Baldissera, Doris
Orientador
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Essa publicação é uma edição comemorativa aos 25 anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS - Universidade de Caxias do Sul e almeja apresentar brevemente os eventos que marcaram essa trajetória e trazer depoimentos dos coordenadores de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso bem como de egressos que retornaram ao curso como professores, o que nos traz o sentimento de engajamento na construção desse projeto coletivo. A trajetória do curso é apresentada por meio de TCCs elaborados em resposta a demandas
identificadas pelos acadêmicos visando à qualificação urbana e arquitetônica, predominantemente nas cidades da região de abrangência da UCS, bem como à democratização de projetos com a comunidade. O Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo se constitui em um trabalho acadêmico técnico-científico com abrangência interdisciplinar que integra o processo formativo do aluno e representa um momento de sistematização dos conhecimentos e explicitação da aprendizagem necessário para a integralização do curso. Assim, neste álbum temos o resultado da discussão das heranças do passado e das perspectivas para o futuro de nossas cidades, desafios vencidos com o ensino de excelência em projeto de arquitetura e urbanismo. O ponto de partida desta publicação foi a indicação, pelos professores orientadores, dos TFGs -Trabalhos Finais de Graduação com grau de excelência na época do primeiro currículo do Curso (finalizados até o ano de 2011). A partir do ano de 2012, foram selecionados preliminarmente todos os trabalhos que atingiram o grau máximo (nota 4). Após essa seleção inicial, os trabalhos de ambos os períodos foram reavaliados individualmente por professores do curso e resultaram na compilação de 72 trabalhos. A elaboração das sínteses dos TCCs a partir do ano de 2012 foi feita pelos próprios autores, sendo as anteriores (de TFGs) elaboradas por docentes do curso.