Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.authorMenegotto, Margarete Luisa Arbugeri
dc.contributor.otherPereira, Antonio Jorge
dc.contributor.otherRusso, Suzana Leitão
dc.contributor.otherLopes, Felipe Dias
dc.contributor.otherMalafaia, Guilherme Cunha
dc.contributor.otherMunhoz Olea, Pelayo
dc.date.accessioned2016-07-22T18:16:33Z
dc.date.available2016-07-22T18:16:33Z
dc.date.issued2016-07-22
dc.date.submitted2015-12-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1231
dc.descriptionAs alterações ocorridas mundialmente, juntamente à crescente competitividade entre as organizações, a elevação da quantidade de informações e a maior velocidade com que elas são transmitidas são fatores que influenciam na maneira das organizações gerirem suas atividades. Neste cenário, percebem-se movimentos entre as organizações no sentido de evidenciarem os relacionamentos como fator competitivo. Com base na revisão da literatura sobre os temas de inovação social, capacidades dinâmicas e desempenho organizacional em periódicos de impacto, nas áreas de administração, economia e contabilidade, definiu-se o objetivo desta tese: identificar a influência das capacidades dinâmicas, inovação social no desempenho organizacional. Para tanto, foram utilizadas pesquisa quali-quantitativa, de caráter exploratório e descritivo e com levantamento do tipo survey, com um corte transversal. A população é formada pelos atores componentes dos elos da cadeia vitivinícola da região metropolitana da serra gaúcha. A coleta de dados para a fase qualitativa foi através de entrevistas semiestruturadas e para a fase quantitativa foi por meio de um questionário disponibilizado eletronicamente via Google Doc’s®., bem como aplicado pessoalmente. Os dados foram tratados através da análise de conteúdo e mediante estatística univariada e multivariada, por meio dos programas estatísticos ATLAS-Ti, SPSS20 e AMOS. Do ponto de vista científico, esta tese fornece subsídios para a compreensão da relação das capacidades dinâmicas, da inovação social e do desempenho da cadeia produtiva vitivinícola na região metropolitana da Serra Gaúcha. Obteve-se como principais achados que, na cadeia produtiva vitivinícola, observa-se que as inovações sociais, como exemplo as resultantes das inovações dos subprodutos (indústria de cosméticos, a indústria farmacêutica) e a inovação interrelacionadas com outras cadeias, as parcerias, as reconfigurações (enoturismo), conduzem ao bem-estar de uma população local, mas também expande as fronteiras. Os resultados impactam no desempenho individual, organizacional e regional, agregando valor econômico-financeiro e social. Além das habilidades, competências e conhecimento, de acordo com Balestro (2002, p. 45), a confiança pode contribuir para a formação de estratégias coletivas, facilitar coordenação de atividades econômicas, promover a troca aberta de informações e a aprendizagem organizacional. Na abordagem dimensão da IS pode-se constatar que os atores da cadeia produtiva vitivinícola encontram-se direcionados aos objetivos de mudanças, pela necessidade de competitividade e de mercado, mas também pela necessidade de melhoria de qualidade de vida tanto na produção de matéria prima, do produto, bem como do consumo dos clientes finais. Pode-se citar como exemplo a reconfiguração do plantio das videiras para a utilização dos equipamentos mecanizados; a utilização de chips nas videiras para o controle da umidade e pragas, resultando uma menor utilização de insumos; a formulação de produtos orgânicos para atender a uma demanda de clientela, como também a produção de sucos sem açúcares para os clientes diabéticos. Neste estudo, observou-se que a confiança e a cooperação são variáveis que devem ser medidas, pois as mesmas são chave para crescimento e evolução da cadeia bem como a sustentabilidade e perpetuidade da mesma. Recomenda-se replicar esta pesquisa em outras regiões vitivinícolas do país, assim como no velho e novo mundo do vinho para ampliar a amostra e resultar na melhoria do modelo estrutural.pt_BR
dc.description.abstractThe world changes, along with increased competition among organizations, the increasing amount of information and the greater speed at which they are transmitted are factors which influence the way organizations manage their activities. In this scenario movements among the organizations are perceived evidencing the relationships as a competitive factor. This thesis was defined based on the review of the literature on the topics of social innovation, dynamic capabilities and organizational performance in journals of impact in the areas of administration, economics and accounting. Thus, the objective was defined: identifying the influence of dynamic capabilities, social innovation in organizational performance. Therefore, qualitativequantitative, exploratory and descriptive research was used as well as survey type, with a crosssection. The population is made up of the components actors of vitiviniculture chain links of the metropolitan region of Rio Grande do Sul (Serra Gaúcha). Data collection for the qualitative phase was through semi-structured interviews and the quantitative phase was through a questionnaire available electronically via Google Doc's®, as well as applied in person. Data were analyzed through content analysis and by univariate and multivariate statistics, through statistical programs: ATLAS-Ti, SPSS20 and AMOS. From a scientific point of view, this thesis can provide subsidies for the understanding of the relationship of dynamic capabilities, social innovation and the performance of the vitiviniculture productive chain in the metropolitan region of Rio Grande do Sul’s mountain range: Serra Gaúcha. The main findings are that in the vitiviniculture production chain it is observed that social innovations, such as those resulting from innovations in products (cosmetics industry, the pharmaceutical industry) and interrelated innovation with other chains, partnerships, reconfigurations (wine tourism), lead to the well-being of the local population, but also expands the boundaries. The results impact the individual, organizational and regional performance, adding financial-economic and social value. In addition to the abilities, skills and knowledge, according to Balestro (2002, p. 45) trust may contribute to the formation of collective strategies, facilitate the coordination of economic activities and promote open exchange of information and organizational learning. At the IS dimension approach it may be stated that the vitiviniculture production chain actors are targeted to change goals, to the need for competitiveness and market, but also to the need for quality of life improvement, both in the production of raw materials, product and consumption of end customers. One can cite as an example the reconfiguration of vine planting to the use of mechanized equipment; the use of chips on the vines to control moisture and pests resulting in less use of inputs; the formulation of organic products to meet a customer demand as well as the production of juices without sugar for diabetic customers. In this study it was observed that trust and cooperation are variables that must be measured because they are key to growth and evolution of the chain as well as its sustainability and perpetuity. It is recommended to replicate this study in other vitiviniculture regions of the country, as well as the old and new wine world in order to enlarge the sample and result in the improvement of the structural model.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectUvas - Cultivo - Serra, Região (RS)pt_BR
dc.subjectViticulturept_BR
dc.subjectOrganizational changept_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.titleRelação das capacidades dinâmicas, inovação social e o desempenho organizacional na cadeia vitivinícola da Região da Serra gaúchapt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2273485497006670pt_BR
mtd2-br.author.lattesMENEGOTTO, M. L. A.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples