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dc.contributor.advisor
dc.contributor.editorRipe, Fernando
dc.contributor.editorSouza, José Edimar de
dc.date.accessioned2023-09-01T04:30:14Z
dc.date.available2023-09-01T04:30:14Z
dc.date.issued2023-08-31
dc.identifier.isbn978-65-5807-269-0
dc.identifier.urihttps://ucs.br/educs/livro/historia-e-historiografia-da-educacao-no-rio-grande-do-sul-4001/
dc.descriptionNo final do século passado e início deste século uma série de eventos fez com que historiadores repensassem a conjuntura em que estavam inseridos e os movimentos da História. Uma nova onda de investigadores tanto no campo da História quanto no da Educação começou a pesquisar e escrever sobre História da Educação, trazendo um novo conjunto de abordagens teórico-metodológicas ao campo. A relação da História com a Educação tornou-se um elemento fundamental na abertura de uma frente de estudos na qual a História da Educação avançou nas questões sobre desigualdade, poder, gênero, patrimônio, identidade, práticas, cultura etc., dando sentido ao passado e ao presente, numa relação de mão dupla, reforçando o que já os fundadores dos Annales, Escola Francesa que renovou os estudos históricos, diziam: só é possível compreender o presente a partir do passado e vice-versa. A História agora marcada pela ampliação do campo documental e da multiplicidade de documentos a partir da segunda metade do século XX até a primeira década do século XXI: fontes orais, fotografias, filmes, documentos do cotidiano da pessoa comum, não mais os arquivos oficiais. Por outro lado, a possibilidade de novas abordagens estimulou o olhar para a confrontação entre ?documentos oficiais? e documentos ?não oficiais?.pt_BR
dc.language.isopt_BR
dc.titleHistória e historiografia da educação no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeLivro Eletrônicopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.description.resumoNo final do século passado e início deste século uma série de eventos fez com que historiadores repensassem a conjuntura em que estavam inseridos e os movimentos da História. Uma nova onda de investigadores tanto no campo da História quanto no da Educação começou a pesquisar e escrever sobre História da Educação, trazendo um novo conjunto de abordagens teórico-metodológicas ao campo. A relação da História com a Educação tornou-se um elemento fundamental na abertura de uma frente de estudos na qual a História da Educação avançou nas questões sobre desigualdade, poder, gênero, patrimônio, identidade, práticas, cultura etc., dando sentido ao passado e ao presente, numa relação de mão dupla, reforçando o que já os fundadores dos Annales, Escola Francesa que renovou os estudos históricos, diziam: só é possível compreender o presente a partir do passado e vice-versa. A História agora marcada pela ampliação do campo documental e da multiplicidade de documentos a partir da segunda metade do século XX até a primeira década do século XXI: fontes orais, fotografias, filmes, documentos do cotidiano da pessoa comum, não mais os arquivos oficiais. Por outro lado, a possibilidade de novas abordagens estimulou o olhar para a confrontação entre ?documentos oficiais? e documentos ?não oficiais?.pt_BR
dc.publisher.editoraEducspt_BR
dc.description.edition1ª ed.pt_BR
dc.description.localpubCaxias do Sul - RSpt_BR


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