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dc.contributor.advisor
dc.contributor.authorTorres, Carlos Alberto
dc.date.accessioned2023-11-09T04:30:48Z
dc.date.available2023-11-09T04:30:48Z
dc.date.issued2023-11-08
dc.identifier.isbn978-65-5807-287-4
dc.identifier.urihttps://ucs.br/educs/livro/fundamentos-teoricos-e-empiricos-da-educacao-para-a-cidadania-global-critica-4161/
dc.descriptionO tema da educação para a cidadania global tem uma trajetória de algumas décadas e um importante acumulado de experiências práticas e de reflexões teóricas. O livro The Palgrave Handbook of Global Citizenship and Education (Davies et al., 2018),1 por exemplo, aborda a temática da cidadania global desde as perspectivas regionais e ideológicas até questões centrais em ensino e aprendizagem. As discussões apontam que se trata de um tema sujeito a controvérsias e que essa bandeira pedagógica da UNESCO pode servir tanto para pretensões de manutenção de hegemonias colonialistas com uma nova roupagem quanto para a construção de um mundo mais diverso, justo e solidário. Cabe aqui destacar o avanço de perspectivas críticas que questionam essa visão mainstream e que propõem uma outra cidadania global (Global Citizenship Otherwise2) aliada com a inter/multiculturalidade e a descolonialidade. Neste marco, o livro Fundamentos teóricos e empíricos da educação para a cidadania global crítica de Carlos Alberto Torres representa uma introdução, no melhor sentido dessa palavra, ao histórico da proposta de educação em cidadania global, ao emaranhado conceitual e às disputas ideológicas que cercam as práticas e estratégias de sua implementação.pt_BR
dc.language.isopt_BR
dc.titleFundamentos teóricos e empíricos da educação para a cidadania global críticapt_BR
dc.typeLivro Eletrônicopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.description.resumoO tema da educação para a cidadania global tem uma trajetória de algumas décadas e um importante acumulado de experiências práticas e de reflexões teóricas. O livro The Palgrave Handbook of Global Citizenship and Education (Davies et al., 2018),1 por exemplo, aborda a temática da cidadania global desde as perspectivas regionais e ideológicas até questões centrais em ensino e aprendizagem. As discussões apontam que se trata de um tema sujeito a controvérsias e que essa bandeira pedagógica da UNESCO pode servir tanto para pretensões de manutenção de hegemonias colonialistas com uma nova roupagem quanto para a construção de um mundo mais diverso, justo e solidário. Cabe aqui destacar o avanço de perspectivas críticas que questionam essa visão mainstream e que propõem uma outra cidadania global (Global Citizenship Otherwise2) aliada com a inter/multiculturalidade e a descolonialidade. Neste marco, o livro Fundamentos teóricos e empíricos da educação para a cidadania global crítica de Carlos Alberto Torres representa uma introdução, no melhor sentido dessa palavra, ao histórico da proposta de educação em cidadania global, ao emaranhado conceitual e às disputas ideológicas que cercam as práticas e estratégias de sua implementação.pt_BR
dc.publisher.editoraEducspt_BR
dc.description.edition1ª ed.pt_BR
dc.description.localpubCaxias do Sul - RSpt_BR


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