Mostra i principali dati dell'item
Fundamentos teóricos e empíricos da educação para a cidadania global crítica
dc.contributor.advisor | ||
dc.contributor.author | Torres, Carlos Alberto | |
dc.date.accessioned | 2023-11-09T04:30:48Z | |
dc.date.available | 2023-11-09T04:30:48Z | |
dc.date.issued | 2023-11-08 | |
dc.identifier.isbn | 978-65-5807-287-4 | |
dc.identifier.uri | https://ucs.br/educs/livro/fundamentos-teoricos-e-empiricos-da-educacao-para-a-cidadania-global-critica-4161/ | |
dc.description | O tema da educação para a cidadania global tem uma trajetória de algumas décadas e um importante acumulado de experiências práticas e de reflexões teóricas. O livro The Palgrave Handbook of Global Citizenship and Education (Davies et al., 2018),1 por exemplo, aborda a temática da cidadania global desde as perspectivas regionais e ideológicas até questões centrais em ensino e aprendizagem. As discussões apontam que se trata de um tema sujeito a controvérsias e que essa bandeira pedagógica da UNESCO pode servir tanto para pretensões de manutenção de hegemonias colonialistas com uma nova roupagem quanto para a construção de um mundo mais diverso, justo e solidário. Cabe aqui destacar o avanço de perspectivas críticas que questionam essa visão mainstream e que propõem uma outra cidadania global (Global Citizenship Otherwise2) aliada com a inter/multiculturalidade e a descolonialidade. Neste marco, o livro Fundamentos teóricos e empíricos da educação para a cidadania global crítica de Carlos Alberto Torres representa uma introdução, no melhor sentido dessa palavra, ao histórico da proposta de educação em cidadania global, ao emaranhado conceitual e às disputas ideológicas que cercam as práticas e estratégias de sua implementação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.title | Fundamentos teóricos e empíricos da educação para a cidadania global crítica | pt_BR |
dc.type | Livro Eletrônico | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema da educação para a cidadania global tem uma trajetória de algumas décadas e um importante acumulado de experiências práticas e de reflexões teóricas. O livro The Palgrave Handbook of Global Citizenship and Education (Davies et al., 2018),1 por exemplo, aborda a temática da cidadania global desde as perspectivas regionais e ideológicas até questões centrais em ensino e aprendizagem. As discussões apontam que se trata de um tema sujeito a controvérsias e que essa bandeira pedagógica da UNESCO pode servir tanto para pretensões de manutenção de hegemonias colonialistas com uma nova roupagem quanto para a construção de um mundo mais diverso, justo e solidário. Cabe aqui destacar o avanço de perspectivas críticas que questionam essa visão mainstream e que propõem uma outra cidadania global (Global Citizenship Otherwise2) aliada com a inter/multiculturalidade e a descolonialidade. Neste marco, o livro Fundamentos teóricos e empíricos da educação para a cidadania global crítica de Carlos Alberto Torres representa uma introdução, no melhor sentido dessa palavra, ao histórico da proposta de educação em cidadania global, ao emaranhado conceitual e às disputas ideológicas que cercam as práticas e estratégias de sua implementação. | pt_BR |
dc.publisher.editora | Educs | pt_BR |
dc.description.edition | 1ª ed. | pt_BR |
dc.description.localpub | Caxias do Sul - RS | pt_BR |
Files in questo item
Questo item appare nelle seguenti collezioni
-
Pesquisa [99]