dc.contributor.advisor | | |
dc.contributor.author | Rech, Adir Ubaldo | |
dc.contributor.author | Gullo, Maria Carolina Rosa | |
dc.contributor.author | César, Pedro de Alcântara Bittencourt | |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T04:30:08Z | |
dc.date.available | 2024-03-07T04:30:08Z | |
dc.date.issued | 2024-03-06 | |
dc.identifier.isbn | 978-65-5807-293-5 | |
dc.identifier.uri | https://ucs.br/educs/livro/turismo-como-matriz-economica-e-preservacao-do-meio-ambiente-4401/ | |
dc.description | A presente obra vai abordar questões básicas necessárias para que possamos adotar efetivamente uma matriz econômica de turismo de forma planejada, a longo prazo, e com segurança jurídica para os empreendedores e investidores. Portanto, vamos abordar as etapas necessárias para consolidar o planejamento de políticas de turismo e a sua
efetiva concretização e execução. A primeira etapa é o diagnóstico das potencialidades turísticas do ambiente natural e artificial de todo o território a ser planejado. A segunda etapa é o prognóstico a ser feito que visa identificar e fazer o inventário das potencialidades do ambiente natural e artificial, sendo um planejamento prévio em que normalmente são formuladas diretrizes e projetos. A terceira etapa é a concretização do planejamento que abrange o diagnóstico dos potenciais turísticos e o prognóstico, mediante zoneamentos das áreas e dos locais e adoção de legislação de tutela dos ambientes com suas potencialidades materiais e imateriais. Isso ocorre por meio do Zoneamento Ecológico Econômico, quando estivermos
falando da União e dos Estados, e do Plano Diretor, quando se trata dos municípios. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.title | Turismo como Matriz Econômica e Preservação do Meio Ambiente | pt_BR |
dc.type | Livro Eletrônico | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente obra vai abordar questões básicas necessárias para que possamos adotar efetivamente uma matriz econômica de turismo de forma planejada, a longo prazo, e com segurança jurídica para os empreendedores e investidores. Portanto, vamos abordar as etapas necessárias para consolidar o planejamento de políticas de turismo e a sua
efetiva concretização e execução. A primeira etapa é o diagnóstico das potencialidades turísticas do ambiente natural e artificial de todo o território a ser planejado. A segunda etapa é o prognóstico a ser feito que visa identificar e fazer o inventário das potencialidades do ambiente natural e artificial, sendo um planejamento prévio em que normalmente são formuladas diretrizes e projetos. A terceira etapa é a concretização do planejamento que abrange o diagnóstico dos potenciais turísticos e o prognóstico, mediante zoneamentos das áreas e dos locais e adoção de legislação de tutela dos ambientes com suas potencialidades materiais e imateriais. Isso ocorre por meio do Zoneamento Ecológico Econômico, quando estivermos
falando da União e dos Estados, e do Plano Diretor, quando se trata dos municípios. | pt_BR |
dc.publisher.editora | Educs | pt_BR |
dc.description.edition | 1ª ed. | pt_BR |
dc.description.localpub | Caxias do Sul - RS | pt_BR |