dc.contributor.advisor | | |
dc.contributor.author | Panizzon, Mateus | |
dc.contributor.author | Stecanela, Nilda | |
dc.contributor.author | Villas-Boas, Valquíria | |
dc.date.accessioned | 2024-04-24T04:30:07Z | |
dc.date.available | 2024-04-24T04:30:07Z | |
dc.date.issued | 2024-04-23 | |
dc.identifier.isbn | 978-65-5807-308-6 | |
dc.identifier.uri | https://ucs.br/educs/livro/futures-literacy-para-a-educacao-fundamentos-e-recursos-pedagogicos-de-implementacao-4541/ | |
dc.description | "O livro de Nilda Stecanela, Mateus Panizzon e Valquíria Villas-Boas tem o propósito de ajudar-nos a lidar com o desafio de pensar o futuro como possibilidade e não como um destino dado pelas circunstâncias. O fato de grafar futuros, no plural, é um indicativo de que estamos diante de escolhas éticas, políticas e pedagógicas. Como enfatizado pelas autoras e pelo autor, hoje estamos diante de um futuro no qual as incertezas em todos os âmbitos da vida adquirem proporções em que a própria ideia de futuro para a vida no planeta se torna incerta. Nesse cenário, a Educação estará presente como espectadora e colaboradora na destruição de futuros ou como potencializadora na criação de futuros que promovam a manifestação
e recriação da vida. A opção parece evidente, mas a sua concretização requer preparo teórico e instrumentalização pedagógica." Danilo R. Streck | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.title | Futures Literacy para a Educação: fundamentos e recursos pedagógicos de implementação | pt_BR |
dc.type | Livro Eletrônico | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | "O livro de Nilda Stecanela, Mateus Panizzon e Valquíria Villas-Boas tem o propósito de ajudar-nos a lidar com o desafio de pensar o futuro como possibilidade e não como um destino dado pelas circunstâncias. O fato de grafar futuros, no plural, é um indicativo de que estamos diante de escolhas éticas, políticas e pedagógicas. Como enfatizado pelas autoras e pelo autor, hoje estamos diante de um futuro no qual as incertezas em todos os âmbitos da vida adquirem proporções em que a própria ideia de futuro para a vida no planeta se torna incerta. Nesse cenário, a Educação estará presente como espectadora e colaboradora na destruição de futuros ou como potencializadora na criação de futuros que promovam a manifestação
e recriação da vida. A opção parece evidente, mas a sua concretização requer preparo teórico e instrumentalização pedagógica." Danilo R. Streck | pt_BR |
dc.publisher.editora | Educs | pt_BR |
dc.description.edition | 1ª ed. | pt_BR |
dc.description.localpub | Caxias do Sul - RS | pt_BR |