• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Editora da Universidade
  • Pesquisa
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Editora da Universidade
  • Pesquisa
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Famílias e Contemporaneidade: reflexões entre continuidade e ruptura

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Capa.png (73.17Kb)
Data
2024-04-26
Autor
Fernandes, Alexandre Cortez
Gardelin, Lucas Dagostini
Duarte, Raquel Cristina Pereira
Orientador
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este livro chega em boa hora. É um aceno, um convite a dialogar com os filósofos a respeito da educação. Nele, Fausto dos Santos mostra justamente como o saber é impulsionado diante das inquietações de cada tempo histórico e disso resultam grandes elaborações do pensamento que se tornam cada vez mais fundamentais, na medida em que servem para pensar a educação enredada e submetida apenas aos ditames do conhecimento científico, crendo que a empiria esclarecerá todas as dúvidas, minimizando as perguntas trazidas pelo saber filosófico. Sobretudo numa época em que a leitura e a capacidade de concentração e reflexão encontram-se ameaçadas pelos dispositivos digitais, impõe-se a tarefa de trilharmos o árduo caminho do pensamento, iluminado pela filosofia. Só assim compreenderemos que a educação não se coaduna com solução fácil. Com uma capacidade muito peculiar para articular os complexos meandros do pensamento filosófico ao modo mais íntimo pelo qual tais questões nos afetam, Fausto dos Santos redesenha algumas das marcas indeléveis do projeto educativo do Ocidente, sem que esse procedimento caia no esquematismo reducionista ou no insípido abstracionismo. Longe disso, as ideias são problematizadas à luz das inquietações contemporâneas, relacionando a formação com as pungentes questões relativas ao estado, à cidadania, à ideologia, à ciência, à ética, às humanidades. Mostra não só as múltiplas dimensões do ato educativo, mas, sobretudo, renova a pergunta pela educação. Num movimento cuidadoso são apresentados os argumentos que estabelecem certas verdades, como elas se revelam e, ao mesmo tempo, como forjam a relação do sujeito consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Nesse movimento, Fausto dos Santos recupera alguns filósofos não frequentes na discussão pedagógica, mas que trazem contribuições significativas pelo que interpelam e provocam.
URI
https://ucs.br/educs/livro/familias-e-contemporaneidade-reflexoes-entre-continuidade-e-ruptura-4562/
Collections
  • Pesquisa [118]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV