Mostra i principali dati dell'item
Encorajando Meninas em Ciências Exatas, Engenharias e Computação: oficinas pedagógicas para a educação básica
dc.contributor.advisor | ||
dc.contributor.editor | Lima, Isolda Gianni de | |
dc.contributor.editor | Sauer, Laurete Zanol | |
dc.contributor.editor | Giovannini., Odilon | |
dc.contributor.editor | Villas-Boas, Valquíria | |
dc.date.accessioned | 2024-05-04T04:30:10Z | |
dc.date.available | 2024-05-04T04:30:10Z | |
dc.date.issued | 2024-05-03 | |
dc.identifier.isbn | 978-65-5807-325-3 | |
dc.identifier.uri | https://ucs.br/educs/livro/encorajando-meninas-em-ciencias-exatas-engenharias-e-computacao-oficinas-pedagogicas-para-a-educacao-basica-4581/ | |
dc.description | O e-book traz duas partes robustas e ricas que rela- tam as atividades que foram concebidas e realizadas com os professores e estudantes de Educação Básica, alunos de Iniciação Científica da UCS e de Iniciação Científica Júnior das escolas coexecutoras do projeto. O objetivo principal dessas atividades é de oferecer capacitação aos professores e promover a motivação e interesse das alunas para as Ciências Exatas, Engenharia e Computação. Na Parte 1 do e-book - Projeto Encorajando Meninas em Ciência e Tecnologia ? EMC&T: 15 anos de história, os autores apre- sentam a história do projeto "Encorajando Meninas em Ciência e Tecnologia", e citam todos os projetos desenvolvi- dos pela equipe na UCS e voltados ao ensino fundamental e médio, bem como, o Curso de Formação Continuada para Professores em Ensino de Ciências e Matemática associado ao projeto. Na Parte 2 do e-book - "As Oficinas planejadas pelas professoras representantes das escolas coexecutoras", são detalhadas as cinco oficinas: Oficina 1: O que estou comendo? Conhecer para escolher melhor; Oficina 2: Matemágica: a magia em construir conceitos matemáticos; Oficina 3: Vírus, Pandemia SARS-CoV-2 & Covid-19; Oficina 4: O GPS e a Equação da Circunferência e a Oficina 5: A Ciência da Ficção - Imersão no mundo Star Wars. Todas essas oficinas permitiram trabalhar temáticas de Ciência, tecnologia e sociedade através de atividades de aprendizagem ativa para o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes. Apesar de a participação feminina ter aumentado de forma global nas áreas de STEM, ainda há uma sub-repre- sentação das mulheres no sistema científico e tecnológico, o que indica um pequeno número de mulheres em determinadas áreas ou subáreas do conhecimento, por exemplo, nas ciências exatas e engenharia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.title | Encorajando Meninas em Ciências Exatas, Engenharias e Computação: oficinas pedagógicas para a educação básica | pt_BR |
dc.type | Livro Eletrônico | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O e-book traz duas partes robustas e ricas que rela- tam as atividades que foram concebidas e realizadas com os professores e estudantes de Educação Básica, alunos de Iniciação Científica da UCS e de Iniciação Científica Júnior das escolas coexecutoras do projeto. O objetivo principal dessas atividades é de oferecer capacitação aos professores e promover a motivação e interesse das alunas para as Ciências Exatas, Engenharia e Computação. Na Parte 1 do e-book - Projeto Encorajando Meninas em Ciência e Tecnologia ? EMC&T: 15 anos de história, os autores apre- sentam a história do projeto "Encorajando Meninas em Ciência e Tecnologia", e citam todos os projetos desenvolvi- dos pela equipe na UCS e voltados ao ensino fundamental e médio, bem como, o Curso de Formação Continuada para Professores em Ensino de Ciências e Matemática associado ao projeto. Na Parte 2 do e-book - "As Oficinas planejadas pelas professoras representantes das escolas coexecutoras", são detalhadas as cinco oficinas: Oficina 1: O que estou comendo? Conhecer para escolher melhor; Oficina 2: Matemágica: a magia em construir conceitos matemáticos; Oficina 3: Vírus, Pandemia SARS-CoV-2 & Covid-19; Oficina 4: O GPS e a Equação da Circunferência e a Oficina 5: A Ciência da Ficção - Imersão no mundo Star Wars. Todas essas oficinas permitiram trabalhar temáticas de Ciência, tecnologia e sociedade através de atividades de aprendizagem ativa para o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes. Apesar de a participação feminina ter aumentado de forma global nas áreas de STEM, ainda há uma sub-repre- sentação das mulheres no sistema científico e tecnológico, o que indica um pequeno número de mulheres em determinadas áreas ou subáreas do conhecimento, por exemplo, nas ciências exatas e engenharia. | pt_BR |
dc.publisher.editora | Educs | pt_BR |
dc.description.edition | 1 | pt_BR |
dc.description.localpub | Caxias do Sul - RS | pt_BR |
Files in questo item
Questo item appare nelle seguenti collezioni
-
Pesquisa [99]