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dc.contributor.advisor
dc.contributor.editorAlmeida, Dóris Bittencourt
dc.contributor.editorRipe, Fernando
dc.contributor.editorGil, Natália
dc.date.accessioned2024-09-24T04:30:07Z
dc.date.available2024-09-24T04:30:07Z
dc.date.issued2024-09-23
dc.identifier.isbn978-65-5807-358-1
dc.identifier.urihttps://ucs.br/educs/livro/educacao-em-perspectiva-historica-coletanea-de-estudos-em-historia-da-educacao-4944/
dc.descriptionEm perspectiva histórica, a crítica alcança processos já bem estruturados socialmente, através da política, da economia e da cultura. Como afirmou uma vez Marc Ferro, e temos nós próprios testemunhado, a liça em que se dá o embate político contemporâneo é aquela onde se disputa o controle do passado, instância principal da dominação do presente. Também há uma postura epistemológica e o compromisso com novas perspectivas, mais capazes hoje de impelir a se pensar diferente de como se pensava antes. As formas como atualmente se questionam o racismo, a ação disciplinadora da escola ou as inovações de fachada estão na agenda da pesquisa e do ensino da História da Educação como resultado de um reiterado trabalho de crítica dos pressupostos da análise, das perspectivas de interpretação e dos tipos de teorização presentes na área. Assim é que, atualmente, vê-se realizar em muitas salas de aula um fazer, uma prática que entrelaça vivências e memórias, livros e métodos de investigação voltados à desnaturalização da experiência educativa e social. Dessa perspectiva, tanto a aula possibilita compartilhar as realizações da pesquisa na área quanto o ensino faz da aprendizagem um exercício de crítica - das fontes, dos textos, das políticas e das práticas.pt_BR
dc.language.isopt_BR
dc.titleEducação em perspectiva histórica: coletânea de estudos em História da Educaçãopt_BR
dc.typeLivro Eletrônicopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.description.resumoEm perspectiva histórica, a crítica alcança processos já bem estruturados socialmente, através da política, da economia e da cultura. Como afirmou uma vez Marc Ferro, e temos nós próprios testemunhado, a liça em que se dá o embate político contemporâneo é aquela onde se disputa o controle do passado, instância principal da dominação do presente. Também há uma postura epistemológica e o compromisso com novas perspectivas, mais capazes hoje de impelir a se pensar diferente de como se pensava antes. As formas como atualmente se questionam o racismo, a ação disciplinadora da escola ou as inovações de fachada estão na agenda da pesquisa e do ensino da História da Educação como resultado de um reiterado trabalho de crítica dos pressupostos da análise, das perspectivas de interpretação e dos tipos de teorização presentes na área. Assim é que, atualmente, vê-se realizar em muitas salas de aula um fazer, uma prática que entrelaça vivências e memórias, livros e métodos de investigação voltados à desnaturalização da experiência educativa e social. Dessa perspectiva, tanto a aula possibilita compartilhar as realizações da pesquisa na área quanto o ensino faz da aprendizagem um exercício de crítica - das fontes, dos textos, das políticas e das práticas.pt_BR
dc.publisher.editoraEducspt_BR
dc.description.edition1ª ed.pt_BR
dc.description.localpubCaxias do Sul - RSpt_BR


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