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dc.contributor.advisor
dc.contributor.editorRosa, Carolina Schenatto da
dc.contributor.editorStreck, Danilo Romeu
dc.contributor.editorCaliman, Geraldo
dc.contributor.editorIreland, Timothy D.
dc.date.accessioned2025-09-17T04:30:12Z
dc.date.available2025-09-17T04:30:12Z
dc.date.issued2025-09-10
dc.identifier.isbn978-65-5807-467-0
dc.identifier.urihttps://ucs.br/educs/livro/cidadania-global-e-sustentabilidade-acoes-das-catedras-unesco-do-brasil-6024/
dc.descriptionEste é um livro tecido a muitas mãos, com fios que atravessam territórios brasileiros e cruzam as múltiplas (in)justiças ? sociais, epistêmicas, ambientais, raciais, de gênero, linguísticas e territoriais ? que estruturam nossa sociedade. Neste encontro, não pretendemos oferecer respostas prontas, mas convidar à escuta, à partilha e à construção coletiva de sentidos sobre o que pode ser a educação para a cidadania global e a justiça socioambiental em nosso tempo. A cidadania global, aqui, não é pensada como uma adesão abstrata a valores universais, mas como uma prática crítica que emerge das tensões entre o local e o global, entre o reconhecimento da diferença e a construção de solidariedades possíveis. Ela se inscreve na relação entre ensino, pesquisa e extensão, entre universidade e sociedade, e entre saberes acadêmicos e experiências populares. Do mesmo modo, a justiça socioambiental não se limita à defesa de direitos ecológicos ou ambientais isolados; esse conceito articula múltiplas dimensões da justiça ? epistêmica, racial, de gênero, econômica, ambiental, cultural, territorial ? como elementos inseparáveis de um projeto ético-político de transformação.pt_BR
dc.language.isopt_BR
dc.titleCidadania global e sustentabilidade: Ações das Cátedras UNESCO do Brasilpt_BR
dc.typeLivro Eletrônicopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste é um livro tecido a muitas mãos, com fios que atravessam territórios brasileiros e cruzam as múltiplas (in)justiças ? sociais, epistêmicas, ambientais, raciais, de gênero, linguísticas e territoriais ? que estruturam nossa sociedade. Neste encontro, não pretendemos oferecer respostas prontas, mas convidar à escuta, à partilha e à construção coletiva de sentidos sobre o que pode ser a educação para a cidadania global e a justiça socioambiental em nosso tempo. A cidadania global, aqui, não é pensada como uma adesão abstrata a valores universais, mas como uma prática crítica que emerge das tensões entre o local e o global, entre o reconhecimento da diferença e a construção de solidariedades possíveis. Ela se inscreve na relação entre ensino, pesquisa e extensão, entre universidade e sociedade, e entre saberes acadêmicos e experiências populares. Do mesmo modo, a justiça socioambiental não se limita à defesa de direitos ecológicos ou ambientais isolados; esse conceito articula múltiplas dimensões da justiça ? epistêmica, racial, de gênero, econômica, ambiental, cultural, territorial ? como elementos inseparáveis de um projeto ético-político de transformação.pt_BR
dc.publisher.editoraEducspt_BR
dc.description.edition1ª ed.pt_BR
dc.description.localpubCaxias do Sul - RSpt_BR


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