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dc.contributor.advisor
dc.contributor.authorSouza, José Edimar de
dc.date.accessioned2025-10-23T04:30:11Z
dc.date.available2025-10-23T04:30:11Z
dc.date.issued2025-10-22
dc.identifier.isbn978-65-5807-403-8
dc.identifier.urihttps://ucs.br/educs/livro/as-escolas-isoladas-praticas-e-culturas-escolares-no-meio-rural-de-lomba-grande-rs-1940-1952-6164/
dc.descriptionTrago a citação de Umberto Eco para convidá-los a refletir sobre a obra aqui apresentada pelo professor e pesquisador José Edimar de Souza. Uma investigação que implicou a recolha de memória de alunos e professores de Escolas Isoladas da zona rural, na localidade de Lomba Grande, interior do Rio Grande do Sul. Por se tratar de narrativas de memória, teve, portanto, como procedimento metodológico a História Oral. Essa metodologia viabiliza, academicamente, o que menciona Eco: "os velhos se tornaram a memória da espécie". Por meio de um exame de documentos escritos e orais, em uma análise rigorosa, José Edimar produziu a historiografia de um tempo e lugar, construindo, assim, um mosaico com registros de diferentes tipologias. Por meio deles, pode-se adentrar em tempos pretéritos da educação no Vale do Rios dos Sinos, em meados do século XX. O estudo apresentado permite-nos entender determinados aspectos do passado, no presente, que chegam a nós por meio de recordações.pt_BR
dc.language.isopt_BR
dc.titleAs Escolas Isoladas: práticas e culturas escolares no meio rural de Lomba Grande / RS (1940-1952)pt_BR
dc.typeLivro Eletrônicopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.description.resumoTrago a citação de Umberto Eco para convidá-los a refletir sobre a obra aqui apresentada pelo professor e pesquisador José Edimar de Souza. Uma investigação que implicou a recolha de memória de alunos e professores de Escolas Isoladas da zona rural, na localidade de Lomba Grande, interior do Rio Grande do Sul. Por se tratar de narrativas de memória, teve, portanto, como procedimento metodológico a História Oral. Essa metodologia viabiliza, academicamente, o que menciona Eco: "os velhos se tornaram a memória da espécie". Por meio de um exame de documentos escritos e orais, em uma análise rigorosa, José Edimar produziu a historiografia de um tempo e lugar, construindo, assim, um mosaico com registros de diferentes tipologias. Por meio deles, pode-se adentrar em tempos pretéritos da educação no Vale do Rios dos Sinos, em meados do século XX. O estudo apresentado permite-nos entender determinados aspectos do passado, no presente, que chegam a nós por meio de recordações.pt_BR
dc.publisher.editoraEducspt_BR
dc.description.edition1ª ed.pt_BR
dc.description.localpubCaxias do Sul - RSpt_BR


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