dc.contributor.advisor | | |
dc.contributor.author | Souza, José Edimar de | |
dc.date.accessioned | 2025-10-23T04:30:11Z | |
dc.date.available | 2025-10-23T04:30:11Z | |
dc.date.issued | 2025-10-22 | |
dc.identifier.isbn | 978-65-5807-403-8 | |
dc.identifier.uri | https://ucs.br/educs/livro/as-escolas-isoladas-praticas-e-culturas-escolares-no-meio-rural-de-lomba-grande-rs-1940-1952-6164/ | |
dc.description | Trago a citação de Umberto Eco para convidá-los a refletir sobre a obra aqui apresentada pelo professor e pesquisador José Edimar de Souza. Uma investigação que implicou a recolha de memória de alunos e professores de Escolas Isoladas da zona rural, na localidade de Lomba Grande, interior do Rio Grande do Sul. Por se tratar de narrativas de memória, teve, portanto, como procedimento metodológico a História Oral. Essa metodologia viabiliza, academicamente, o que menciona Eco: "os velhos se tornaram a memória da espécie". Por meio de um exame de documentos escritos e orais, em uma análise rigorosa, José Edimar produziu a historiografia de um tempo e lugar, construindo, assim, um mosaico com registros de diferentes tipologias. Por meio deles, pode-se adentrar em tempos pretéritos da educação no Vale do Rios dos Sinos, em meados do século XX. O estudo apresentado permite-nos entender determinados aspectos do passado, no presente, que chegam a nós por meio de recordações. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.title | As Escolas Isoladas: práticas e culturas escolares no meio rural de Lomba Grande / RS (1940-1952) | pt_BR |
dc.type | Livro Eletrônico | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Trago a citação de Umberto Eco para convidá-los a refletir sobre a obra aqui apresentada pelo professor e pesquisador José Edimar de Souza. Uma investigação que implicou a recolha de memória de alunos e professores de Escolas Isoladas da zona rural, na localidade de Lomba Grande, interior do Rio Grande do Sul. Por se tratar de narrativas de memória, teve, portanto, como procedimento metodológico a História Oral. Essa metodologia viabiliza, academicamente, o que menciona Eco: "os velhos se tornaram a memória da espécie". Por meio de um exame de documentos escritos e orais, em uma análise rigorosa, José Edimar produziu a historiografia de um tempo e lugar, construindo, assim, um mosaico com registros de diferentes tipologias. Por meio deles, pode-se adentrar em tempos pretéritos da educação no Vale do Rios dos Sinos, em meados do século XX. O estudo apresentado permite-nos entender determinados aspectos do passado, no presente, que chegam a nós por meio de recordações. | pt_BR |
dc.publisher.editora | Educs | pt_BR |
dc.description.edition | 1ª ed. | pt_BR |
dc.description.localpub | Caxias do Sul - RS | pt_BR |