Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorRejowski, Mirian
dc.contributor.authorMota, Karol Monteiro
dc.date.accessioned2014-05-19T16:40:00Z
dc.date.available2014-05-19T16:40:00Z
dc.date.issued2014-05-19
dc.date.submitted2007-05-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/266
dc.descriptionEste estudo tem como objetivo demonstrar o modelo de formação superior em turismo da Universidade de Fortaleza UNIFOR - face ao seu discurso oficial, à sua realidade formativa e aos seus reflexos no mercado de trabalho. Para viabilizar este objetivo, realizou-se um estudo de caso sobre o Bacharelado em Turismo da UNIFOR. Foram analisados literatura especializada sobre ensino superior e documentos oficiais que tratam da formação do Bacharel em Turismo; foram coletados também documentos do curso de turismo da UNIFOR, e utilizados questionários semi-estruturados como instrumento para levantar dados sobre a formação acadêmica (componentes curriculares) e a atuação profissional dos egressos. Foi desenvolvido um breve histórico sobre o ensino superior em turismo, em que se contextualizou a criação dos cursos de turismo durante o regime militar, as dificuldades encontradas face à instabilidade econômica da década de 1980, a expansão desordenada dos cursos a partir da década de 1990 e a retração de sua oferta. Abordou-se ainda a oferta de cursos superiores em diferenciados níveis de formação e os tipos de instituições de ensino superior, além das propostas de currículo mínimo e das Diretrizes Curriculares Nacionais. Expôs-se paradigmas educacionais que podem direcionar a educação superior em turismo, enfatizando a necessidade de repensar o separatismo entre disciplinas e promover mudanças paradigmáticas para a formação superior, posicionando o aluno no centro do processo educativo. Apresentou-se a relação entre formação profissional e o mercado de trabalho, defendendo a formação de profissionais com conhecimento da totalidade do fenômeno turístico, e capazes de intervir criativa e conscientemente em prol do desenvolvimento sustentável do turismo.A pesquisa de campo, com foco no Bacharelado em Turismo da UNIFOR (CE), descreveu a criação, a evolução, a filosofia e a política institucional da Universidade de Fortaleza, e ainda identificou os princípios que embasam o curso e os reflexos deste no mercado de trabalho. A formação oferecida pela UNIFOR passou por três fases em que se destacaram mudanças na carga horária e grade curricular. O curso desenvolve-se pautado no conceito de desenvolvimento sustentável e buscando equilíbrio entre teoria e prática. A análise dos relatórios de estágio e monografias confirma a preocupação com o desenvolvimento sustentável do turismo, no entanto, os egressos questionaram a existência de equilíbrio entre teoria e prática.Os componentes curriculares foram divididos em áreas de formação que deveriam estar alinhados às atividade de pesquisa, planejamento e gestão, embora isso não tenha se confirmado na análise da matriz curricular e pela visão dos egressos. Os componentes curriculares demonstraram ampla pluralidade disciplinar. Conferindo um caráter generalista à formação. Enfatiza-se que os egressos consideram que o curso os motivou a ser profissionais éticos, interferindo ativamente no papel dos mesmos enquanto cidadãos, alcançando o objetivo primordial de uma universidade. No entanto, questiona-se o amplo mercado de trabalhado sugerido mediante a não atuação dos bacharéis na área e na afirmação dos mesmos de que há pouca interferência do curso em sua atuação profissional específica. O trabalho permitiu a compreensão de que ainda há muito a ser estudado e trabalhado para que o turismo alcance o respeito e a credibilidade da sociedade cearense, dos empregadores, dos demais profissionais da área e, ainda, dos próprios estudantes.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFormação em Turismopt_BR
dc.subjectBacharelado em Turismopt_BR
dc.subjectUniversidade de Fortalezapt_BR
dc.titleFormação superior em turismo da UNIFOR (CE): proposta, realidade e reflexospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1138257637958757pt_BR
mtd2-br.author.lattesMOTA, K. M.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação de Mestrado em Turismopt_BR


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige