Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorMunhoz Olea, Pelayo
dc.contributor.authorGanzer, Paula Patricia
dc.contributor.otherFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.otherProdanov, Cleber Cristiano
dc.contributor.otherDe Toni, Deonir
dc.contributor.otherDorion, Eric Charles Henri
dc.contributor.otherNascimento, José Heriberto Oliveira do
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.date.accessioned2017-08-22T16:32:24Z
dc.date.available2017-08-22T16:32:24Z
dc.date.issued2017-08-22
dc.date.submitted2017-04-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3077
dc.descriptionUma das principais características do ambiente organizacional é a velocidade com que o processo de globalização é impulsionado pela informação, a disponibilidade de novas tecnologias da informação e uma demanda crescente dos consumidores. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi examinar a relação entre os processos de gestão do conhecimento, inovatividade e inovação de produtos no setor têxtil Brasileiro, com base em um modelo teórico que representa o impacto positivo que os processos de gestão do conhecimento tem sobre a inovatividade e inovação de produto. Nesse contexto, essa pesquisa baseia-se nas teorias de Visão Baseada em Recursos, Visão Baseada em Conhecimento, Capacidades Dinâmicas e Difusão de Inovação. O método de pesquisa consistiu em uma abordagem quantitativa, seguida de uma abordagem qualitativa. A fase quantitativa, que incluiu uma pesquisa de 157 indústrias têxteis Brasileiras, permitiu testar o modelo teórico proposto, enquanto a fase qualitativa, realizada com entrevistas e análise de conteúdo, possibilitou a complementação dos resultados quantitativos. Na fase quantitativa, foi enviado um questionário estruturado às 157 indústrias têxteis de 13 Estados Brasileiros. Na fase qualitativa, os dados foram tratados por análise de conteúdo, através de codificação de categorização de entrevistas e análise aberta, axial e seletiva. Os resultados quantitativos mostraram que os processos de gestão do conhecimento influenciam a inovação do produto através do "processo linear", que difere do modelo proposto entre o processo de gerenciamento do conhecimento e a inovação de produtos. Os resultados qualitativos se originaram em um terceiro modelo; um modelo integrado de gestão do conhecimento e inovação de produtos. Os resultados qualitativos também indicaram que os processos de gerstão do conhecimento podem ser lineares e dinâmicos, o que gerou um terceiro modelo que abrange ambos os modelos propostos. Portanto, essa pesquisa contribui para a geração de dois modelos específicos. Um alternativo, que representa a realidade pesquisada onde os processos de gestão do conhecimento ocorrem um após o outro, resultando em inovação de produtos através da inovatividade. Um integrado, que une resultados quantitativos a resultados qualitativos, da visão de dez especialistas do setor têxtil brasileiro, com base em uma proposição linear de relações dinâmicas entre o processo de gestão do conhecimento e a inovação de produtos.pt_BR
dc.description.abstractOne main feature of the organizational environment is the speed with which the globalization process is driven by information, the availability of new information technologies and an increasingly demand from the consumers. In this context, the objective of this research was to examine the relationship between the processes of knowledge management, innovation and product innovation in the Brazilian textile sector, based on a theoretical model that represents the positive impact that the processes of knowledge management Innovation and product innovation. In that context, this research bases itself from the theories of Resource Based Vision, Knowledge Based Vision, Dynamic Capabilities and Innovation Diffusion. The research method consisted of a quantitative approach, followed by a qualitative one. The quantitative phase, which included a survey of 157 Brazilian textile industries, allowed us to test the proposed theoretical model, while the qualitative phase, conducted with interviews and content analysis, made possible to complement the quantitative results. In the quantitative phase, a structured questionnaire was sent to the 157 textile industries from 13 Brazilian States. In the qualitative stage, data were treated by content analysis, through interviews categorization coding, and open, axial and selective analysis. The quantitative results showed that the knowledge management processes impact on product innovation through “linear process”, which differs from the proposed model between knowledge management process and product innovation. The qualitative results originated in a third model; an integrated model of knowledge management and product innovation. The qualitative results also indicated that the knowledge management processes can be both linear and dynamic, which generated a third model that covers both proposed models. Therefore, this research contributes to the generation of two specific models. An alternative one, which represents the researched reality where knowledge management processes occur one after the other, to result in product innovation through innovativity. An integrated one, which joins quantitative results to qualitative results, from the view of ten specialists of the Brazilian textile sector, based on a linear proposition of dynamic relations between knowledge management process and product innovation.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectIndústria têxtil - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectProdutos novospt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectAdministração de produtospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectTextile industry - Technological innovationsen
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectNew productsen
dc.subjectProduct designen
dc.subjectBusiness planningen
dc.subjectProduct managementen
dc.subjectOrganizational changeen
dc.titleInovação de produto a partir dos processos de gestão do conhecimento e da inovatividade no setor têxtilpt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7342667715845634pt_BR
mtd2-br.author.lattesGanzer, Paula Patriciapt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige