Show simple item record

dc.contributor.advisorSauer, Laurete Teresinha Zanol
dc.contributor.authorMolon, Gabriele
dc.contributor.otherSchwertl, Simone Leal
dc.contributor.otherGiovannini Junior, Odilon
dc.date.accessioned2017-11-27T12:00:01Z
dc.date.available2017-11-27T12:00:01Z
dc.date.issued2017-11-27
dc.date.submitted2017-08-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3328
dc.descriptionEste trabalho apresenta uma pesquisa sobre a resolução de situações-problema envolvendo o Conjunto dos Números Reais, com o apoio da calculadora, a partir de uma proposta diferenciada, desenvolvida em forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). (MOREIRA, 2011). A pesquisa é fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel (2003). Neste contexto, buscou-se investigar a influência da calculadora, quando utilizada visando a uma aprendizagem significativa e tendo como objetivo a elaboração, a aplicação e a análise dos resultados obtidos com a aplicação da referida UEPS, na disciplina de Matemática. Os dados analisados têm origem em diversos instrumentos aplicados durante a sua realização, por meio de situações-problema, envolvendo as operações no Conjunto dos Números Reais, em uma classe composta por vinte e quatro estudantes do 9º ano, de uma escola estadual de Caxias do Sul, no decorrer dos meses de junho e julho de 2016. A análise dos dados utilizou, como instrumentos, todas as resoluções e participações dos estudantes, bem como a avaliação diagnóstica e a avaliação final, apresentando resultados expressivos, no que se refere à aprendizagem significativa do conteúdo abordado. Como produto deste estudo, organizou-se a UEPS, em forma de Guia Didático, para a utilização por parte de professores interessados.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a research on problem-solving involving the real numbers, with the calculator's support from a differentiated proposal, developed in the form of a Potentially Meaningful Teaching Unit (UEPS) (MOREIRA, 2011). The research is based on the Theory of Meaningful Learning, of Ausubel (2003). In this context, we sought to investigate the influence of the calculator when used aiming at meaningful learning and aiming at the elaboration, application and analysis of the results obtained with the application of the related UEPS in mathematics discipline. The analyzed data have origin in several instruments applied during its accomplishment, through situation-problems involving the operations with real numbers, in a class composed by twenty-four students of the ninth year, of a state school of Caxias do Sul, during the months of June and July 2016. The analysis of the data used as instruments all the resolutions and participation of the students, as well as the diagnostic evaluation and the final evaluation, presenting significant results regarding the meaningful learning of the addressed content. As a product of this study, it was organized a UEPS, in the form of a Didactic Guide, for use by interested teachers.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMatemática - Educaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMáquinas de calcularpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleUnidade de ensino potencialmente significativa : a resolução de situações-problema envolvendo as operações com números reais e a calculadorapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3324967546093065pt_BR
mtd2-br.author.lattesMOLON, G.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorCatelli, Francisco


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record