Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorGiovannini Junior, Odilon
dc.contributor.authorLosquiavo, Kamille Postay
dc.contributor.otherCunha, Gladis Franck
dc.contributor.otherLindner, Edson Luiz
dc.date.accessioned2018-02-01T16:17:19Z
dc.date.available2018-02-01T16:17:19Z
dc.date.issued2018-02-01
dc.date.submitted2017-12-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3443
dc.descriptionO presente trabalho constitui em um planejamento e na execução de uma abordagem metodológica com ênfase na Educação Científica e Ambiental, executado com duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de ensino de Caxias do Sul (RS), que objetivou promover a Alfabetização Científica e Tecnológica dos estudantes sobre a temática descarte correto de medicamentos. A estratégia motivadora, para o desenvolvimento do trabalho, foi propiciar atividades de caráter observacional e experimental para que se pudesse avaliar o processo de ensino-aprendizagem. O trabalho foi embasado na aprendizagem segundo Paulo Freire, o qual propõe a ideia de que o estudante assimila o objeto de estudo, fazendo uso de uma prática com a realidade. A utilização dessa, visa construir a autonomia dos estudantes, uma vez que ao reunir as experiências e transformá-las em pensamentos estaremos promovendo a aprendizagem. O instrumento de planejamento de ensino utilizado foi uma sequência didática, um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para que ocorra a aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos sugerem que este é um recurso facilitador para uma abordagem interdisciplinar na educação, com grande potencial na formação de cidadãos conscientes e alfabetizados cientifica e tecnologicamente diante do tema proposto, visto que a prática inadequada do descarte de medicamentos pode causar contaminação do solo e das águas, alterando o metabolismo de organismos neles inseridos, afetando com isso toda a cadeia alimentar. As diversas atividades propostas e o envolvimento, interação e participação dos estudantes colaboraram para a construção da aprendizagem sobre o descarte correto de medicamentos. Quando este descarte é correto ocorre a preservação do meio ambiente, garantindo melhores condições de sobrevivência para a nossa e futuras gerações.pt_BR
dc.description.abstractThe present work constitutes a planning and in the execution of a methodological approach with emphasis on scientific and environmental education, executed with two classes of the third year of high school in a school in the State schools of Caxias do Sul (RS), which aimed to promote the scientific and technological literacy of the students about correct disposal of medicines. Motivating strategy for the development of this work was to provide observational and experimental character activities so that you could evaluate the teaching-learning process. The work was based on learning according to Paulo Freire, which proposes the idea that the student assimilates the object of study by making use of a practice with reality use of this aims to build of students autonomy, a time to gather the experiences and turn them into thoughts we are promoting learning. The educational planning instrument used was a didactic sequence, a set of activities, structured and articulated to students` learning to occur. The results obtained suggest that this is a resource facilitator for an interdisciplinary approach in education, with great potential in the formation of conscious and citizen scientific and technologically literate before the proposed theme, since the practice inappropriate disposal of medicines can cause contamination of soil and water, altering the metabolism of organisms embedded in them, affecting with this entire food chain. The various proposed activities and involvement, interaction and participation of the students contributed to the construction of the learning about the correct disposal of medicines. When this dispose is correct is the preservation of the environment, ensuring better conditions of survival for our and future generations.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMedicamentospt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectLearningen
dc.subjectDrugsen
dc.subjectConstructivism (Education)en
dc.titleDescarte correto de medicamentos : um tema para promover a alfabetização científica em estudantes do terceiro ano do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4276496097728481pt_BR
mtd2-br.author.lattesLOSQUIAVO, Kamille Postaypt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorSchneider, Vania Elisabete


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige