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dc.contributor.advisorGiacomello, Cíntia Paese
dc.contributor.authorPrates, Caroline Leal
dc.contributor.otherVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.otherLarentis, Fabiano
dc.contributor.otherMartins, Letícia Martins de
dc.date.accessioned2018-12-18T17:50:04Z
dc.date.available2018-12-18T17:50:04Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.date.submitted2018-12-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4204
dc.descriptionO presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência das unidades do IFRS, através da aplicação do método de Análise Envoltória de Dados (DEA). Essa técnica é indicada para avaliar a eficiência relativa de Unidades Tomadoras de Decisão (DMUs), utilizando diferentes variáveis de entrada e saída, mesmo que estejam em diferentes unidades de medida, já que se trata de uma técnica não paramétrica. Foram utilizadas oito variáveis, sendo três de entrada e cinco de saída para 17 unidades. Os resultados permitiram classificar as unidades em três grupos pelo grau de eficiência. Foram sete unidades com eficiência relativa de 100%, seis atingiram o nível intermediário, bastando pequenos ajustes para alcançar a eficiência e quatro foram classificadas como ineficientes. A aplicação do DEA mostrou-se bastante útil, já que se trata de uma técnica flexível e que permite ao usuário realizar testes e validações, de forma a acompanhar a evolução da eficiência de cada unidade quando comparada com seus pares. Assim, o estudo pode contribuir com o fornecimento de subsídios para análise de decisão em unidades de educação profissional e para o desenvolvimento de estratégias e ações que busquem maior eficiência na melhoria da qualidade do ensino.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to evaluate the efficiency of the IFRS units using the Data Envelopment Analysis (DEA) method. This technique is indicated to evaluate the relative efficiency of Decision Making Units (DMUs), using different input and output variables, even if they are in different units of measurement because it is a non-parametric technique. Eight variables were used, of which three were input variable and five were output variable. The results allowed to classify the units into three groups by the degree of efficiency. There were seven units with 100% relative efficiency, six reached the intermediate level, only small adjustments to achieve efficiency and four were classified as inefficient. The application of the DEA was very useful because it is a flexible technique so that the user can perform tests and validations in order to follow the evolution of the efficiency of each unit when compared with their peers. Thus, the study can contribute to the granting of subsidies for decision analysis in professional education units to develop strategies and actions that seek greater efficiency in improving the quality of teaching.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectPessoal - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAnálise de envoltória de dadospt_BR
dc.subjectFederal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sulen
dc.subjectEducation and stateen
dc.subjectEmployees Rating ofen
dc.subjectData envelopment analysisen
dc.titleAvaliação de eficiência em instituições de ensino público: um estudo nas unidades do Instituto Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3506404962729038pt_BR
mtd2-br.author.lattesPRATES, C. L.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR


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