Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorGonçalves, Roberto Birch
dc.contributor.authorMenegotto, Adriano
dc.contributor.otherVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.otherMecca, Marlei Salete
dc.contributor.otherThums, Jorge
dc.date.accessioned2019-02-19T11:41:02Z
dc.date.available2019-02-19T11:41:02Z
dc.date.issued2019-02-19
dc.date.submitted2018-12-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4319
dc.descriptionO setor do vinho tem alcançado maior representatividade no aspecto econômico, tanto regional, quanto nacional. As vinícolas contribuem impulsionando o setor com a geração de resultados econômicos, empregabilidade e inovações calcadas em suas diversas tecnologias de gestão e produção. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é analisar em que medida a utilização de ferramentas de gestão do relacionamento com clientes (CRM) impactam na performance mercadológica das vinícolas. Para tanto se optou por realizar um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando como público-alvo duas vinícolas da região de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Os objetivos propostos foram alcançados, pois o presente estudo evidenciou que as ferramentas de CRM impactam na performance de crescimento das vinícolas perante o mercado e apresentam percentuais expressivos de colaboração. Além disso, se observou o uso de redes sociais para o relacionamento com o cliente e a importância destas para a obtenção de dados, que por sua vez, podem apontar um caminho rentável para os gestores das vinícolas que os analisam e utilizam-se dos mesmos na criação de estratégias para elevarem os seus lucros.pt_BR
dc.description.abstractThe wine sector has achieved greater representation in the economic aspect, both regional and national. The wineries contribute by boosting the sector with the generation of economic results, employability and innovations based on its diverse technologies of management and production. In this sense, the objective of this work is to analyze to what extent the use of customer relationship management tools (CRM) impact on the marketing performance of wineries. In order to do so, it was decided to carry out an exploratory study with a qualitative approach, using as a target audience two wineries in the region of Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. The proposed objectives were reached, as the present study showed that CRM tools impact on growth performance of the wineries before the market and present expressive percentages of collaboration. In addition, it was observed the use of social networks for the relationship with the client and the importance of these for the data collection, which in turn, can point a profitable path for managers of the wineries that analyze and use them in creating strategies to raise their profits.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectVinhopt_BR
dc.subjectVinícolas - Bento Gonçalves (RS)pt_BR
dc.subjectCustomer relationship managementpt_BR
dc.subjectClientes - Contatospt_BR
dc.subjectWineen
dc.subjectWineries - Bento Gonçalves (Brazil)en
dc.subjectCustomer relationsen
dc.titleO impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9828377955647293pt_BR
mtd2-br.author.lattesMENEGOTTO, A.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Biotecnologiapt_BR


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige