Doutorado Acadêmico em Educação
Auflistung nach
Neueste Zugänge
-
Literaturar: uma escrita pelo ato
(2024-03-28)Implicada com a escrita acadêmica em educação, a tese Literaturar: uma escrita pelo ato tematiza o literaturar junto ao PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul-UCS, por meio da linha de pesquisa em História e Filosofia da ... -
A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
(2024-03-22)Ao considerar os desempenhos abaixo na média em testes como Enade, ENEM, Pisa e Prova Brasil quanto à leitura, juntamente com percepções a respeito das deficiências em compreensão leitora por parte dos alunos no dia a dia ... -
A arquitetura da experiência acadêmica : um estudo de caso em uma universidade comunitária
(2024-03-20)Esta tese, ancorada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, procurou identificar como os estudantes do ensino superior constroem a arquitetura de sua experiência acadêmica. A partir desse ... -
Mulheres, intelectuais e professoras : a história das mulheres pelo olhar feminino de historiadoras da região colonial italiana do Rio Grande do Sul
(2024-03-06)Esta tese tem como tema o estudo dos itinerários de vida, de docência e de produção científica das professoras e historiadoras caxienses Cleci Eulalia de Favaro, Heloisa Delia Eberle Bergamaschi, Loraine Slomp Giron e Maria ... -
Jovens e ensino médio em tempo integral: sentidos atribuídos ao macrocomponente curricular núcleo articulador
(2024-02-26)Esta tese, construída e defendida junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), teve como objeto de investigação o Programa de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), política que alterou a carga ... -
A potência estética e humanizadora do contador de histórias
(2024-01-27)O contar é uma forma de registrar e partilhar a experiência e a cultura humana às gerações. No Brasil, desde a criação do PROLER, o modo de compartilhar a literatura pela contação de histórias vem ganhando força e se ... -
Experiência escolar juvenil em periferia urbana: sentimentos de injustiça e processos de reconhecimento
(2024-01-27)Esta pesquisa de tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense, no período de outubro de 2019 a outubro de 2023, teve ... -
Informática educativa na rede municipal de Caxias Sul: 20 anos de história - 1992-2012
(2023-11-11)Os computadores fazem parte da educação há pelo menos 40 anos, contudo, a História da Tecnologia na Educação ainda não é uma área consolidada no campo das pesquisas em História da Educação. Durante esse período, no Brasil, ... -
Trilhas da acessibilidade e inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ensino médio integrado : percursos da comunidade acadêmica
(2023-05-03)Esta Tese aborda sobre Educação Inclusiva no ensino profissionalizante durante o período de pandemia por Covid-19, buscando articular a formação continuada, as vivências, os planejamentos, o trabalho colaborativo e as ... -
Processos educacionais e o pensamento decolonial: possíveis diretrizes de uma educação para além do pomar
(2023-03-24)Esta Tese tem como intenção elaborar possíveis diretrizes pautadas nos processos educacionais e no pensamento decolonial voltadas para uma educação para além do pomar, por meio de uma revisão de literatura apoiada em ... -
Universidades comunitárias e compromisso social emtempos de mercantilização da educação superior : "o dizer a sua palavra" na percepção de investigadores da educação
(2023-03-25)Esta Tese de doutorado versa sobre as Universidades Comunitárias e Compromisso Social em tempos de mercantilização da educação superior: "o dizer a sua palavra" na percepção de investigadores da educação. Para a concretização ... -
Círculo de leitura: experiências de leitura literária com jovens leitores
(2023-03-20)Esta pesquisa problematiza as experiências de leitura literária e suas implicações no processo de construção identitária de jovens alunos de ensino médio, participantes de um projeto de leitura, em formato de círculo ... -
Dinâmicas pedagógicas na engenharia de controle e automação no contexto da indústria 4.0
(2023-03-17)A história das revoluções industriais revela diversas mudanças significativas que afetam a sociedade, tanto no âmbito profissional quanto no educativo. As tecnologias referentes à quarta revolução industrial, conhecida ... -
O curso técnico subsequente em agropecuária do IFRS – Campus Vacaria/RS: percursos em busca da profissionalização (2016-2018)
(2023-03-07)Esta pesquisa buscou estudar os sentidos da formação profissional para os egressos do Curso Técnico em Agropecuária na modalidade subsequente do IFRS - Campus Vacaria, localizado na cidade de Vacaria (RS), cuja economia ... -
A popularização da ciência em uma universidade comunitária : as reverberações dos projetos de pesquisa na ótica do pesquisador
(2023-03-06)Esta pesquisa de tese foi desenvolvida com o objetivo de identificar a percepção da popularização da ciência por parte dos pesquisadores com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, de uma Instituição de Ensino Superior ... -
Formação inicial de professores e autonomia: um estudo com estudantes e docentes de licenciaturas da área de ciências exatas
(2023-02-28)A presente pesquisa foi realizada tendo em vista o objetivo de analisar como a formação de professores propicia que os estudantes de licenciaturas da área de ciências exatas desenvolvam sua autonomia em seus percursos ... -
Navegando por territórios de formação docente permanente no ensino de geografia em Lages, Santa Catarina, Brasil: o local e o global em diálogo
(2022-11-18)Este trabalho tem como objetivo geral analisar as políticas públicas de 2012 a 2021 na formação permanente dos professores de Geografia do Sistema Municipal de Educação de Lages, Santa Catarina, Brasil e como implicam (ou ... -
Narrativas em relação: do design da experiência acadêmica ao design de gestão
(2022-10-21)Este trabalho tem como objetivo central investigar sentidos da experiência acadêmica constituídos com base nas narrativas de estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior comunitária, matriculados no Currículo ...