Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorRamos, Flávia Brocchetto
dc.contributor.authorEspeiorin, Vânia Marta
dc.date.accessioned2014-05-30T17:46:15Z
dc.date.available2014-05-30T17:46:15Z
dc.date.issued2014-05-30
dc.date.submitted2010-03-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/494
dc.descriptionEducar pelo poético é uma maneira de instigar a criança a se perceber como ser de possibilidades, inserido num contexto social e aberto ao aprendizado, à criação, ao devaneio, à arte. É a especificidade do texto literário que provoca o olhar dos pequenos. Apesar do visível potencial, o texto poético ainda percorre timidamente os espaços escolares. Diante dessa observação e com o objetivo geral de refletir sobre os saberes presentes na poesia infantil veiculada em uma obra do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)/2008, nasceu esta dissertação. A partir da questão-problema "Que possibilidades de conhecimento a poesia pode propiciar à criança?", são analisadas cinco poesias do livro Lili inventa o mundo (2005), de Mario Quintana. À luz das reflexões de teóricos da educação entre os quais: Freire (1996), Vygotsky (1984, 1993, 2003) e Giles (1987); da filosofia a exemplo de Paviani (1996) e Fullat (1994); e da literatura como Larrosa (2002), Paz (1982), Bordini (1986) e Candido (1995) , as análises têm como base de orientação metodológica a sistemática adotada por Candido (2008). As reflexões desenvolvidas nesta pesquisa apontam que a palavra poética estimula a imaginação durante a infância e, assim, abre oportunidades para o leitor se colocar no texto, efetuar invenções e descobrir novos conhecimentos. Imagens, ritmos, metáforas e outros recursos cativam a criança, incentivando-a a não simplesmente decodificar as palavras do texto literário, mas, a partir delas, observar seu contexto e os enunciados que sugerem distintas interpretações e novas formas de ler o mundo. Também como resultado desta investigação, vinculada à linha de pesquisa em Educação, Epistemologia e Linguagem do Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), surge uma proposta de leitura de poesia para o âmbito escolar, com vistas ao autoconhecimento do aluno. Verifica-se a necessidade de o texto poético estar na escola, principalmente nos anos iniciais, e ser trabalhado por professores preparados, pois a criança tem o direito de ter acesso à arte e ser educada para a fruição estética. Eis a justificativa e a relevância científica deste estudo, que ficará à disposição de professores e demais profissionais interessados no tema e preocupados em ofertar à criança novos horizontes e leituras emancipadoras a partir do texto literário. Constata-se que os poemas de Lili inventa o mundo propõem uma leitura transformadora e oportuna para fazer parte dos programas curriculares de qualquer instituição de ensino. Eles têm condições de auxiliar o educando a se constituir como ser humano com capacidade para desenvolver seu senso crítico e estético num permanente crescimento e na vida em comunidade. Os textos quintanianos nessa obra do acervo do PNBE revelam o papel humanizador de uma poesia infantil contemporânea capaz de contribuir para a formação do leitor mirim. Demonstram, essencialmente, que é possível educar com o auxílio da linguagem poética e dos conhecimentos que ela oferece à criança.pt_BR
dc.description.abstractEducating through poetry is a way of instigating children to perceive themselves as human beings of possibilities, inserted in a social context that is open to learning, creating, day-dreaming, and to art. It is the specificity of the literary that catches the eye of the little ones. Despite its visible potential, the poetic text still travels the school fields in a very shy or somewhat inappropriate way. In face of that observation and with the general purpose of reflecting about the knowledge present in the poetry for children of a book that is part of the collection of the Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE/2008 (National Program for Libraries in School), this research thesis was born. From the problem-question "What possibilities of knowledge can poetry provide children with?" five poems from the book Lili inventa o mundo (2005), by Mario Quintana are analyzed. The reflections are shed at the light of theoretical authors from the field of education among which: Freire (1996), Vygotsky (1984, 1993, 2003) and Giles (1987); philosophy such as Paviani (1996) and Fullat (1994); and from literature such as Larrosa (2002), Paz (1982), Bordini (1986), and Candido (1995); and the analyses are based on the methodological and systematic orientation adopted by Candido (2008). The reflections developed by the research indicate that poetic word stimulates imagination during infancy and, as such it can offer the reader opportunities to be in the text, to invent and to figure out new knowledge. Images, rhythms, metaphors and other resources captivate the children, stimulating them not only to decode the words from the literary text, but to observe their context and utterances that suggest different interpretations and new ways of reading the world. Also, as a result of this investigation, which is related to the line of research in Education, Epistemology and Language, at the Masters´ Program in Education at the University of Caxias do Sul (UCS), comes out a proposal for poetry reading in the school field of action, aimed at students´ self-knowledge. The need to have poetic text in school is observed, especially in the first grades, worked by teachers who have been prepared for it, once the child has the right to have access to art and to be educated for esthetical fruition. There lies the justification and scientific relevance of this study, which will be available for teachers and other professionals who are interested in the theme and who worry about offering the child with new horizons and emancipating readings from the literary text. The study verifies that the poems in Lili inventa o mundo propose a reading that can be transforming and opportune for the curricular programs of any educational institution. They offer conditions to help the students constitute themselves as human beings with the capacity to develop their esthetical and critical sense in a constant growth and in their lives in a community. The texts written by Quintana in this work of the PNBE collection reveal the humanizing role of a contemporary poetry for children, which is able to contribute to form little readers. They demonstrate most of all that it is possible to educate with the help of poetic language and the knowledge it offers to a child.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectPoetryen
dc.subjectChilden
dc.subjectReadingen
dc.subjectEducationen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectReading promotionen
dc.titleEducação pelo poético : a poesia na formação da criançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8983789315641824pt_BR
mtd2-br.author.lattesESPEIORIN, V. M.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


Files in questo item

Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item