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dc.contributor.advisorCemin, Tânia Maria
dc.contributor.authorSchroeder, Taís Bovo Ribeiro
dc.contributor.otherMarcon, Silvana Regina Ampessan
dc.contributor.otherCemin, Tânia Maria
dc.date.accessioned2019-10-03T23:42:51Z
dc.date.available2019-10-03T23:42:51Z
dc.date.issued2019-07-08
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5028
dc.descriptionO presente trabalho pretende discutir, as possíveis relações entre modos de consumo e experiências de satisfação na perspectiva da psicanálise. Numa sociedade voltada ao consumo, o qual está em constante crescimento, com aberturas aceleradas de prédios destinados ao consumo, bombardeio das propagandas associando o produto às imagens que remetem prazer e satisfação, juntamente com as promessas de vitória e de tornar-se um sujeito especial. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema de interesse. Quanto ao método, trata-se de um estudo de cunho quantitativo, do tipo exploratório e interpretativo. Como fonte de análise deste estudo, foi construída uma tabela que apresenta cinco peças publicitárias, que estão descritas e organizadas, a partir de três categorias: 1) superação de limites, que analisa os produtos com um vínculo na vitória e na paixão para vencer, na qual a sociedade está em busca por produtos que proporcionem uma alivio das dificuldades diárias com a tentativa de um possível amortecedor de um desconforto incurável; 2) validador do objeto fálico, que associa os produtos com uma possível busca pelo falo, ou seja, pelo poder, assim na tentativa do preenchimento na via do desejo do falo para o objeto; 3) submissão ao produto para obter reconhecimento a partir do seu consumo, assim articulado com o processo de constituição psíquica, no qual necessita de investimento do outro para tornar-se sujeito. Para a discussão dos conteúdos de cada categoria foi utilizada a Análise de Conteúdo de Laville e Dionne (1999) e a estratégia de emparelhamento entre teoria e a fonte observável baseiam-se na construção de um entendimento Psicanalítico possível acerca do material selecionado. Ressalta-se a importância de ampliar reflexões, pois não houve o esgotamento da temática (sic).pt_BR
dc.description.abstractThe present work intends to discuss the possible relations between modes of consumption and experiences of satisfaction in the perspective of psychoanalysis. In a consumer-oriented society, which is constantly growing, with accelerated openings of buildings intended for consumption, bombardment of advertisements by associating the product with the images that bring pleasure and satisfaction along with the promises of victory and of becoming a special subject . To reach the proposed objective, a literature review on the topic of interest was carried out. As for the method, it is a quantitative study, exploratory and interpretive. As a source of analysis of this study, a table was created that presents five advertising pieces, which are described and organized, from three categories: 1) overcoming limits, which analyzes products with a link in victory and passion to win, in which society is looking for products that provide relief from daily difficulties with the attempt of a possible buffer of incurable discomfort; 2) validator of the phallic object, which associates the products with a possible search for the phallus, that is, by the power, thus in the attempt to fill in the way of the desire of the phallus to the object; 3) submission to the product to obtain recognition from its consumption, thus articulated with the process of psychic constitution, in which it needs the investment of the other to become subject. The content analysis of Laville and Dionne (1999) and the pairing strategy between theory and the observable source are based on the construction of a possible Psychoanalytic understanding about the selected material. We emphasize the importance of expanding reflections, since there was no exhaustion of the theme (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectSociedade de consumopt_BR
dc.subjectPrazerpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleConsumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalíticopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargoNone


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