Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGalelli, Ademar
dc.contributor.authorFuga, Marcos Alberto
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.otherVidor, Gabriel
dc.contributor.otherLopes, Luís Felipe Dias
dc.date.accessioned2020-03-18T13:10:51Z
dc.date.available2020-03-18T13:10:51Z
dc.date.issued2020-03-18
dc.date.submitted2019-12-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5557
dc.descriptionAs tecnologias e os sistemas de informação avançaram significativamente e estão mudando as formas de gestão, em nível do planejamento, controle e de tomada de decisões, inclusive para as instituições educacionais. Neste ambiente, os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) surgem como uma oportunidade para os gestores conduzirem as instituições com mais eficiência, uma vez que permitem trocar informações entre departamentos de maneira mais eficaz, aprimorar a informação que há dentro das instituições e melhorar a gestão. Esses sistemas são cada vez mais comuns nas empresas industriais, de serviços e comércio, e a sua aplicação nas instituições de ensino precisa ser avaliada quanto a sua contribuição nos processos e melhoria na gestão. Este estudo avaliou instituições privadas de ensino fundamental e médio regidos pela 4ª CRE, que implementaram sistemas ERP, identificou as dificuldades, problemas e limitações bem como os benefícios, vantagens e desafios na utilização de um sistema ERP nas instituições. O método utilizado é uma pesquisa survey quantitativa. Com a realização da análise fatorial formaram-se sete construtos os quais agruparam as variáveis acerca de benefícios e problemas dos sistemas ERPs. Com esses novos construtos formados as análises bivariadas constataram que não há diferenças significativas na percepção dos usuários dos sistemas ERPs no tocante às variáveis demográficas. Ou seja, independentemente da idade, cargo, tempo no cargo, a percepção dos benefícios e problemas dos sistemas permanecem homogêneas. Por outro lado, quando comparadas entre escolas, apareceram diferenças estatisticamente significativas. Dentre as principais diferenças estatísticas significativas é o fato da Escola 1 não perceber benefícios nas atividades administrativas, de desempenho, relacionamento, controle e padronização com o uso do sistema. Com relação aos aspectos financeiros a Escola 2 e Escola 7 apontam uma discordância sobre os benefícios. Outro resultado encontrado nesta dissertação é que nos dois construtos formados acerca de problemas todas as escolas apresentaram resultados homogêneos. Ou seja, uma concordância acerca das dificuldades que os usuários enfrentam ao usar um novo sistema e concordam também com a resistência dos usuários em adaptar-se ao novo sistema.pt_BR
dc.description.abstractInformation technologies and systems have advanced significantly and are changing management, planning, control and decision-making, including for educational institutions. In this environment, Enterprise Resource Planning (ERP) systems appear as an opportunity for managers to conduct institutions more efficiently as they enable them to exchange information between departments more effectively, improve information within institutions, and improve management. . These systems are increasingly common in industrial, service and commercial enterprises, and their application in educational institutions needs to be evaluated for their contribution to processes and improved management. This study evaluated private elementary and high school institutions governed by the 4th CRE, which implemented ERP systems, identified the difficulties, problems and limitations as well as the benefits, advantages and challenges of using an ERP system in institutions. The method used is a quantitative survey. With the factorial analysis, seven constructs were formed which grouped the variables about benefits and problems of ERP systems. With these new constructs formed the bivariate analyzes found that there are no significant differences in the perception of users of ERP systems regarding demographic variables. That is, regardless of age, position, time in office the perception of the benefits and problems of the systems remain homogeneous. On the other hand, when compared between schools, statistically significant differences appeared. Among the main statistically significant differences is the fact that School 1 does not realize benefits in administrative activities, performance, relationship, control and standardization with the use of the system. Regarding the financial aspects, School 2 and School 7 point out a disagreement about the benefits. Another result found in this dissertation is that in the two constructs formed about problems all schools presented homogeneous results. That is, an agreement about the difficulties users face when using a new system and also agree with users' resistance to adapt to the new system.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPlanejamento de recursos empresariaispt_BR
dc.subjectSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolas particulares - Administraçãopt_BR
dc.subjectEnterprise resource planningen
dc.subjectManagement information systemsen
dc.subjectEducationen
dc.subjectPrivate Schools - Administrationen
dc.titleSistemas integrados de informação: benefícios, problemas e mudanças identificados nas escolas de ensino fundamental e médio regidas pela 4ªCREpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0732021335776882pt_BR
mtd2-br.author.lattesFUGA, M. A.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem