Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.authorBuogo, Eduardo Henrique
dc.contributor.otherPletsch, Miguel
dc.contributor.otherGazola, Dina Beatriz de Queiroz
dc.date.accessioned2020-03-30T14:46:29Z
dc.date.available2020-03-30T14:46:29Z
dc.date.issued2019-12-10
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5675
dc.descriptionO crescente processo de globalização tem incrementado e intensificado as ações de internacionalização e de mobilidade acadêmica nas universidades do mundo. Essas ações estão intimamente vinculadas a processos interculturais e têm exigido o desenvolvimento de competências específicas dos atores nelas envolvidos, tais como o planejamento e a implementação de estratégias individuais e institucionais para a preparação e adaptação das pessoas que realizam mobilidade acadêmica. Nesse cenário, este trabalho teve como objetivo analisar as experiências interculturais pela ótica de alunos do Programa de Mobilidade Acadêmica (PMAI) da Universidade de Caxias do Sul que realizaram intercâmbio internacional. Foram evidenciados os desafios esperados e vivenciados, os aspectos facilitadores, os ganhos obtidos com o intercâmbio. A partir dos resultados obtidos, foram propostas melhorias para o programa em questão. O estudo foi operacionalizado mediante entrevistas em profundidade com alunos que realizaram intercâmbio acadêmico com duração mínima de seis meses por intermédio do PMAI, nos anos de 2017 e 2018. Os resultados evidenciaram que grande parte dos desafios esperados pelos alunos acabam se concretizando, e que a barreira de idioma, o processo de adaptação cultural e os desafios de ordem pessoal são os fatores prevalentes. Sobre os aspectos facilitadores, destacam-se o auxílio dos programas de mobilidade acadêmica nas universidades de destino e o bom relacionamento com pessoas de outras culturas. No que tange aos ganhos obtidos, os entrevistados relataram maiores ganhos de natureza pessoal e intercultural do que acadêmica. No que tange às sugestões para aperfeiçoamento do PMAI, destacaram-se fatores relacionados ao gerenciamento e disponibilização das informações, auxílio nas questões de adaptação intercultural e necessidade de qualificação dos colaboradores do Programa.(sic)pt_BR
dc.description.abstractThe growing process of globalization has increased and intensified the internationalization and academic mobility actions in the universities of the world. These actions are closely linked to intercultural processes and have required the development of specific skills of the actors involved in them, such as the planning and implementation of individual and institutional strategies for the preparation and adaptation of people who undergo academic mobility. In this scenario, this work aimed to analyze the intercultural experiences from the perspective of students of the Academic Mobility Program (PMAI) of the University of Caxias do Sul who participated in international exchange. The expected and experienced challenges, the facilitating aspects, the gains obtained through the exchange were highlighted. From the results obtained, improvements were proposed for the program in question. The study was operationalized through in-depth interviews with students who undertook an academic exchange lasting at least six months through the PMAI in 2017 and 2018. The results showed that most of the challenges expected by the students come to fruition, language barrier, the process of cultural adaptation and personal challenges are the prevalent factors. Regarding the facilitating aspects, we highlight the help of academic mobility programs in the destination universities and the good relationship with people from other cultures. Regarding the gains obtained, the interviewees reported greater gains of a personal and intercultural nature than academic ones. Regarding the suggestions for improving the PMAI, factors related to information management and availability, help with intercultural adaptation issues and the need for qualification of Program employees are highlighted.(sic)pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectRelações culturaispt_BR
dc.subjectIntercâmbio educacionalpt_BR
dc.subjectUniversidade de Caxias do Sul - Estudantespt_BR
dc.titleA percepção de alunos do programa de mobilidade acadêmica da UCS quanto à experiência intercultural vivenciada durante o intercâmbiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-12-10 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples