Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMorés, Andréia
dc.contributor.authorRocha, Maria Nelma Marques da
dc.contributor.otherRela, Eliana
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.contributor.otherCarvalho, Marie Jane Soares
dc.date.accessioned2020-07-01T16:46:06Z
dc.date.available2020-07-01T16:46:06Z
dc.date.issued2020-07-01
dc.date.submitted2020-03-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6229
dc.descriptionDesde meados do século XX, um ritmo acelerado de transformação acontece na sociedade, o avanço tecnológico tem causado várias mudanças nas esferas política, econômica e educacional. Refletir nesse contexto, é pensar na formação de professores e suas transformações nos últimos tempos. Nessa perspectiva, esta dissertação tem por objetivo corroborar para o campo investigativo da formação continuada de professores de Língua Inglesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino da cidade de Garibaldi/RS e os possíveis impactos das tecnologias digitais da informação e comunicação nesse processo formativo. A problematização deste estudo destaca-se a partir de quais são esses possíveis impactos, assim como, outros questionamentos que surgiram como forma de contornar a problemática deste estudo, na perspectiva de analisar como a formação docente influencia no saber do professor, sobre a contribuição da prática reflexiva no processo de formação continuada de professores de Língua Inglesa e sobre as descrições da legislação educacional na formação continuada docente e as tecnologias digitais da informação e comunicação. Para mediar o percurso da investigação, a metodologia usada na teorização do método e os procedimentos metodológicos que nortearam a trajetória deste estudo é viabilizado pela abordagem qualitativa sob a luz de Bogdan e Biklen (1994) e de Ludke e André (1986), delineado pelo estudo de caso em Yin (2010), (2005) e (2015). Os procedimentos metodológicos que contribuíram para a construção e análise dos dados aconteceram por meio da análise de documento (PME) da rede municipal de Garibaldi/RS e de entrevistas semiestruturadas com os professores de Língua Inglesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental do município de Garibaldi/RS. Para análise dos dados, o estudo se sustenta na perspectiva de análise em Bardin (2004). Os principais aportes teóricos que sustentam os percursos da investigação, inspiram as descrições e fundamentam as reflexões e interpretações deste estudo, se ancoram em Paulo Freire, para tratar do conceito de educação e, na concepção de Antônio de Nóvoa que contempla a formação continuada de professores numa perspectiva da reflexão crítica da prática docente. Para abordar as tecnologias digitais da informação e comunicação o estudo se ancora em Pierre Lévy e Emanuel Castells. Assim como, outros principais teóricos: Maurice Tardif, o qual aborda a formação de professores por meio da aquisição do conhecimento e saberes da profissão. Alba Celani traz as contribuições para a formação continuada docente, a partir da reflexão da natureza social e sua função na profissão do professor. Vera Lúcia Menezes Paiva, discorre acerca da possibilidade da transformação da prática docente, a partir da inserção das TDICs no processo de formação continuada de professores de Língua Inglesa. Além de, outros teóricos que contribuem com seus estudos para esse cenário educacional. Esta dissertação está inserida na linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia do PPGEdu/UCS e no Observatório de Educação da UCS, na Linha de Formação de Professores para Educação Básica. Três categorias emergiram das falas dos sujeitos: “o caminho percorrido na formação continuada de professores”, “a busca da formação continuada das professoras de Língua Inglesa e os saberes docentes” e “a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação e possíveis impactos na formação continuada”. A investigação mostrou que a maioria dos professores de Língua Inglesa, sujeitos deste estudo, tem interesse em participar da formação continuada docente e de construir saberes profissionais por meio do uso das TDICs e que possíveis impactos podem ocorrer, uma vez que, ao inserir as tecnologias digitais da informação e comunicação nesse processo formativo, venha potencializar o trabalho do professor e transformar sua prática, contribuindo com uma metodologia mais interessante.pt_BR
dc.description.abstractince the middle of the XX century, an accelerated rhythm of transformation has taken place in society, the advance of technology has caused several changes in the political, economic and educational spheres. To reflect in this context, is to think about the formation of teachers and their great transformations in recent times. Concerning to this perspective, the aims of this dissertation are to corroborate for the investigative field of the continuing education of teachers that teach English Language at Final Years of Elementary School, in municipal education of the Garibaldi City, located in Rio Grande do Sul, Brazil. This investigation is also related to the possible impacts of digital information and communication technologies in this formative process. The problematization of this study is pointed up what these possible impacts are, as well as other questions that have arisen as a way to get around the problem of this study, from the perspective of analyzing how teacher training influences the knowledge of the teacher, on the contribution of reflective practice in the process of continuing education of teachers that teach English language and the descriptions of educational legislation in the continuing education of teachers and digital technologies of information and communcation. To mediate the course of the research, the methodology used in theorizing the method and the methodological procedures that guided the trajectory of this study is made possible by the qualitative approach by Bogdan and Biklen (1994) and Ludke and André (1986), outlined by the case study by Yin (2010), (2005), (2015). The methodological procedures that contributed to the construction and analysis of the data took place through document analysis (PME) of the Garibaldi city/RS and semi-structured interviews with teachers that teach English Language in the Final Years of Elementary School. For data analysis, the study is based on the perspective of analysis by Bardin (2004). The main theoretical contributions that support the paths of investigation, inspire the descriptions and base the reflections and interpretations of this study, are anchored in Paulo Freire, to discuss the concept of education and Antonio de Nóvoa's conception that contemplates the continued formation of teachers in a critical reflection perspective of teaching practice. To approach the digital technologies of information and communication the study is anchored in Pierre Lévy and Emanuel Castells. As well as other main theorists: Maurice Tardif, Alba Celani and Vera Lúcia Menezes Paiva. This dissertation is inserted in the line of Research Education, Language and Technology of PPGEdu/UCS. Three categories were emerged from the subjects' speeches: “the path taken in the continuing education of teachers”, “the search for the continuing education of English Language teachers and teaching knowledge” and “the insertion of digital information and communication technologies and possible impacts on continuing education”. The research showed that most of the teachers that teach English Language, subjects of this study, are interested in continuous teacher training and search for professional knowledge through the use of TDICs and that possible impacts may occur, since, by inserting digital information and communication technologies in this training process, come to enhance the work of the teacher and transform their practice, contributing with a more interesting methodology.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.titleFormação continuada de professores de língua inglesa e os possíveis impacto das tecnologias digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6333245547507231pt_BR
mtd2-br.author.lattesROCHA, M. N. M.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples