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dc.contributor.advisorDe Conto, Suzana Maria
dc.contributor.authorWeidlich, Carlos Eduardo
dc.contributor.otherGimenez, Juliano Rodrigues
dc.contributor.otherCornelli, Renata
dc.contributor.otherMandredini, Kira Lusa
dc.contributor.otherKipper, Liane Mahl
dc.date.accessioned2020-12-02T12:16:49Z
dc.date.available2020-12-02T12:16:49Z
dc.date.issued2020-12-02
dc.date.submitted2020-08-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6699
dc.descriptionA geração de resíduos sólidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições de Ensino Superior (IES) compreende uma complexa matriz que necessita ser gerenciada de acordo com a legislação vigente. Torna-se, portanto, necessária a implementação de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) nessas instituições. Para a efetivação desses planos são imprescindíveis os espaços devidamente planejados para o manejo dos resíduos sólidos, o que em muitas situações não foram previstos nos projetos arquitetônicos das edificações. A pesquisa teve como objetivo propor a adequação de espaços em ambientes voltados à realização de práticas experimentais didáticas de uma IES da Região Sul do Brasil, visando a melhor eficiência e eficácia no gerenciamento de seus resíduos sólidos. Para tanto, foram empregados métodos e técnicas abrangidos pela ferramenta Avaliação Pós-Ocupação (APO), recorrendo a uma pesquisa de caráter documental e exploratória. Como objeto de estudo foram definidos laboratórios técnico-didáticos de três campi da IES. Foi possível realizar um diagnóstico dos setores selecionados a partir da aplicação de questionários a técnicos e docentes usuários dos ambientes, realização de observação direta das atividades desenvolvidas, levantamentos e registros dos espaços designados para o armazenamento de resíduos sólidos e análise de documentos institucionais e pertinentes ao assunto. Para a composição de um Quadro de Diagnósticos e Recomendações (QDR) de cada ambiente avaliado, foram elencados aspectos encontrados (variáveis físicas que influenciam no comportamento dos usuários diante do manejo dos resíduos). Foi determinado o nível de risco, baixo, médio ou alto, para cada aspecto, considerando critérios como segregação, reaproveitamento, acondicionamento, coleta e armazenamento dos resíduos. Como resultados, são apresentadas propostas de adequação do arranjo físico nos laboratórios por meio de Mapas de Diagnósticos e Recomendações (MDR). Constatou-se que o campus com as construções mais recentes foi o que apresentou a menor incidência de riscos, e o campus com as construções mais antigas, uma maior incidência, necessitando, consequentemente, maiores intervenções no espaço físico. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe waste generation in teaching, research and academic extension activities of Higher Education Institutions (HEI), comprises a complex matrix that needs to be managed according to current legislation. Therefore, it is necessary to implement Waste Management Programs (WMP) in these institutions. For the implementation of these plans, a properly planned spaces are essential for the waste management, which in many situations were not foreseen in building architectural designs. This research aimed to propose the adequacy of spaces in experimental teaching practices environments of a Brazil South Region HEI, aiming a better use in waste management. Then, the research applied methods and techniques covered by the PostOccupancy Evaluation (POE), using documentary and exploratory research. As the study object, didactic technical laboratories of three different campus of the HEI were defined. It was possible to perform a diagnosis of the selected sectors from questionnaires applied to technicians and teachers user groups, direct observations of the activities developed, surveys and records of designated spaces for waste storage and institutional and relevant documents analysis. For the composition of a Diagnostic and Recommendations Framework (DRF), from each evaluated environment were listed found aspects (physical variables that influence the users behavior in waste management). It was determined the risk level, low, medium or high, for each aspect, considering criteria such as segregation, reuse, packaging, extraction, and waste storage. As results, proposals for adequacy in physical arrangement in laboratories were represented through Diagnostic and Recommendations Maps (DRM). It was found that the campus with the most recent buildings was that presented the lowest incidence of risks, and the campus with the oldest buildings, a higher incidence, requiring, consequently, greater interventions in the physical space. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectGestão integrada de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectResíduos sólidos - Tratamentopt_BR
dc.subjectEnvironmental managementen
dc.subjectUniversities and collegesen
dc.subjectIntegrated solid waste mangementen
dc.subjectSolid wastes - Treatmenten
dc.titleGerenciamento de resíduos sólidos em atividades acadêmicas: propostas de adequações em ambientes construídos de uma instituição de ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4106793352749208pt_BR
mtd2-br.author.lattesWEIDLICH, C. E.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientaispt_BR


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