Navegação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática por autor "Cunha, Gladis Franck da"
Itens para a visualização no momento 1-12 of 12
-
Análise descritiva do uso da horta escolar como um recurso para alfabetização científica
Souza, Lisiane de (2016-04-29)Esta pesquisa consistiu no planejamento e execução de uma abordagem metodológica com ênfase na educação científica, para estudantes das turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma vivência experimental realizada ... -
O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola
Scopel, Janete Maria (2015-12-08)Este trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições da prática do aquarismo para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola. Busca, também, avaliar os conhecimentos iniciais e finais dos professores e ... -
Construção de ecossistemas no ambiente escolar por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa
Soares, Luana Gonçalves (2020-02-10)O ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio via de regra é descritivo, descontextualizado e baseado na transmissão de informações, tornando complexa a aproximação dos alunos das atuais propostas que envolvem uma ... -
A construção do conhecimento sobre a água por meio de uma sequência didática que emprega a estratégia de experimentação
Lovato, Luciana Bonato (2018-02-28)A água é um recurso natural imprescindível para a sobrevivência. Sua preservação está atrelada à atividade cotidiana do homem. Sensibilizar os estudantes sobre a necessidade da sua preservação através do uso consciente é ... -
Contribuições de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a disciplina de ciências do ensino fundamental
Nuncio, Ariane Pegoraro (2017-03-20)Este trabalho de pesquisa teve por objetivo elaborar, aplicar e avaliar as contribuições de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) para a aprendizagem de conteúdos sobre o corpo humano e saúde, em uma turma ... -
Formação de professores em projetos interdisciplinares em aprendizagem ativa : relato de caso
Leite, Fernanda Fernandes (2017-05-22)O presente estudo inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, diz respeito à formação de professores em projetos interdisciplinares de aprendizagem ativa da ... -
Ilhas interdisciplinares de racionalidade : uma proposta para o estudo da importância da água
Fernandes, Fabiana Martins (2017-08-28)Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de promover a ocorrência de uma aprendizagem significativa e a alfabetização científica e tecnológica (ACT) de estudantes de Ensino Fundamental, no contexto da Educação Ambiental, ... -
Metodologia de ensino com projetos para construção de saberes e mudanças de hábitos alimentares na educação integral
Fernandes, Fabiano Martins (2017-02-13)O presente estudo inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, diz respeito à percepção aos hábitos alimentares dos estudantes da turma D do Programa Mais Educação ... -
Pão e vinho no contexto de estudo do reino Fungi : uma unidade de ensino potencialmente significativa e interdisciplinar
Rizzon, Mariluza Zucco (2018-12-05)Neste trabalho, apresenta-se o estudo de uma abordagem dos temas reino Fungi e fermentação com enfoque nos processos de produção de pão e vinho, em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, no componente curricular de ... -
A produção de jogos didáticos como ferramenta para promover a aprendizagem sobre tópicos de orientação sexual
Serafim, Marcus Vinicius Veiga (2016-02-22)Aprendizagem ativa é um grande desafio para os professores, especialmente quando há tantos estímulos a competir com a própria aprendizagem. A questão investigada pelo presente trabalho foi a produção de jogos didáticos em ... -
Proposta metodológica para capacitação em educação ambiental por meio de oficinas temáticas e ambientes virtuais
Bacarim, Gisele (2015-06-11)A busca por conforto e praticidade trouxe uma sene de consequências, dentre as quais destacam-se a degradação do meio ambiente e a necessidade de uma mudança na maneira de ensinar e aprender. O ensino tradicional vem ... -
Uma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da água utilizando as multimídias digitais
Dal Molin, Eliete (2017-09-21)Este trabalho apresenta a construção, a aplicação e a avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) fazendo uso das multimídias digitais na disciplina de Ciências no estudo da água. A proposta de ...