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dc.contributor.advisorRosa, Geraldo Antônio da
dc.contributor.authorSoave, Cláudia
dc.contributor.otherStecanela, Nilda
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherTrevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.otherBarcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.date.accessioned2021-03-01T19:11:06Z
dc.date.available2021-03-01T19:11:06Z
dc.date.issued2021-03-01
dc.date.submitted2020-12-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6812
dc.descriptionAs implicações da biopolítica se caracterizam pela capilaridade de um modus operandi que, de certa forma, se converte na sociedade, como uma maneira de viver condicionada às relações de poder-saber, apreendidas do sistema político-econômico e do mercado, como lugar de competição, e se desdobram na atuação docente. Para mudar esta lógica, outros saberes precisam ser incorporados à educação, bem como à atuação docente. Desse modo questiona-se: Como a religação dos saberes cuidado de si e autoética pode contribuir para uma atuação docente que, para além da biopolítica, possa se inspirar em possíveis horizontes da educação na complexidade? Como objetivo geral, pretende-se propor a religação dos saberes cuidado de si e autoética, como contribuição para uma atuação docente que, para além das implicações da biopolítica, possa se inspirar em possíveis horizontes da educação na complexidade. Os objetivos específicos visam a: refletir a atuação docente, a partir de perspectivas teóricas da educação na complexidade e da biopolítica; analisar implicações da biopolítica na atuação docente; apresentar a religação dos saberes cuidado de si e autoética como contribuição para a atuação docente, em possíveis horizontes da educação na complexidade. O percurso epistemológico caracteriza-se como pesquisa de abordagem complexa, valendo-se da análise qualitativa, com o auxílio de dados quantitativos, inter-relacionando-se com a perspectiva teórica de Edgar Morin e de Michel Foucault, projetados à análise de uma amostra de 33 docentes de uma instituição pública e federal, por meio da análise textual discursiva. Os principais resultados demonstram, teoricamente, que a relação-poder saber e a assepsia daquilo que não é produtivo, bem como a desumanização dos saberes e a fragmentação dos saberes implicam a atuação docente. Pela experiência dos professores, essas implicações ficam evidentes, de tal maneira que as exigências ao desempenho geram pressões e cobranças tanto externas (sociedade de modo geral) quanto internas (autocobrança), falta de tempo e excesso de atividades, que desencadeiam a exploração de si mesmo. Além disso, há o sentimento de pouca valorização diante da complexidade da profissão. Assim, a religação do cuidado de si com a autoética traz outras perspectivas para além da biopolítica que, inspirada em possíveis horizontes da complexidade, contribui com saberes a serem incorporados à formação inicial e continuada dos docentes, conectando um conjunto de significados e sentidos presentes nas duas concepções teóricas. Inspirada pela metáfora da flor-de-lótus, devido ao seu potencial de crescimento e manutenção da vida em meio ambiente inóspito e incerto, essa ampliação do olhar contribui cientificamente para a transição entre o paradigma da simplificação e o paradigma da complexidade. Socialmente, traz perspectivas de uma atuação docente voltada à própria dimensão ética, cujos vínculos se estabeleçam com a sociedade, principalmente após pandemia pelo Covid-19, que requer outros modos de viver, para superar tantas desigualdades educacionais, sanitárias, econômicas, sociais, ambientais, entre outras [resumo fornecido pelo autor].pt_BR
dc.description.abstractThe involvement of biopolitics are characterized by the capillarity of a modus operandi that, somehow, becomes society, as a way of living conditioned to the relations of power-knowledge, captured from the political-economic system and the market, as a place of competition and manifested in the teaching performance. To change this logic, other knowledges need to be incorporated into education, as well as teaching performance. Thereby, it is questioned: How can the reconnection of knowledges, self-care and self-ethics, contribute to a teaching performance that, beyond to biopolitics, can be inspired by possible horizons of education in complexity? As a general purpose, it is intended to propose the reconnection of knowledges, self-care and self-ethics, as a contribution to a teaching performance that, in addition to the implications of biopolitics, can be inspired by possible horizons of education in complexity. The specific objectives address to: think about the teaching performance, from theoretical perspectives of education in complexity and biopolitics; analyze the implications of biopolitics in teaching performance; to present the reconnection of knowledges, self-care and self-ethics, as a contribution to teaching performance, in possible horizons of education in complexity. The epistemological way is characterized as research with a complex approach, using qualitative analysis, with the support of quantitative data, interrelating with the theoretical perspective of Edgar Morin and Michel Foucault, projected to analyze a sample of 33 teachers from a public and federal institution, through discursive textual analysis. The main results demonstrate, theoretically, that the relation-power to know and the asepsis of what is not productive, as well as the dehumanization and the fragmentation of knowledges imply to the teaching performance. From the teachers' experience, these implications are clear, in such a way that performance requirements generate pressures and demands both external (society in general) and internal (self-demand), lack of time and over-activities, which trigger self-exploitation. Besides that, there is a feeling of little appreciationin front of the complexity of the occupation. Therefore, reconnecting the self-care with self-ethics brings other perspectives beyond biopolitics, which, inspired by possible horizons of complexity, contributes with knowledges to be incorporated into the initial and continuing training of teachers, connecting a set of meanings and senses present in two theoretical conceptions. Inspired by the metaphor of the lotus flower, due to its growth potential and maintenance of life in an inhospitable and uncertain environment, this enlargement of the view scientifically contributes to the transition between the simplification paradigm and the complexity paradigm. Socially, it brings perspectives for a teaching performance focused on own ethical dimension, whose links are established with society, especially after the Covid-19 pandemic, which requires other ways of living, to overcome so many educational, sanitary, economic, social, environmental differences, among others [resumo fornecido pelo autor].en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectÉtica - Corpo docentept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectBiopoliticsen
dc.subjectEthics - Facultyen
dc.titleHorizontes da complexidade: a religação dos saberes cuidado de si e autoética como contribuição à atuação docentept_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0048461896810256pt_BR
mtd2-br.author.lattesSoave, Cláudiapt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorArruda, Mariana Patrício de
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-02-28


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