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dc.contributor.advisorSevero, Tiago Cassol
dc.contributor.authorRossi Júnior, Sergio Lourenço
dc.contributor.otherDias, Bruno Fensterseifer
dc.date.accessioned2021-10-13T19:29:54Z
dc.date.available2021-10-13T19:29:54Z
dc.date.issued2020-12-19
dc.date.submitted2020-12-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8876
dc.descriptionEm razão do uso da energia elétrica como fonte primária nos centros urbanos vem crescendo a necessidade de desenvolvimento de novas fontes de energia e métodos de aperfeiçoamento para o aproveitamento de recursos energéticos. Assim, este trabalho tem por objetivo caracterizar e propor uma forma de aplicação do sistema RENERGY (Renewable Energy), voltado para a iluminação de uma via pública. Nesse sentido, o sistema opera através da transformação da energia cinética em energia elétrica, decorrente da passagem de automóveis sobre um redutor de velocidade. O presente estudo tem como foco o levantamento das características elétricas do p otótipo RENERGY, gerando um modelo matemático para a visualização do comportamento do sistema sem a necessidade de sua implantação. Para o levantamento das características elétricas foram aferidos dados de funcionamento do protótipo em situações de velocidade e número de veículos na via. O modelo matemático foi implementado a partir dos dados adquiridos nas aferições realizadas com o protótipo em funcionamento. O software, no qual foi desenvolvida a modelagem, opera junto a plataforma MATLAB, sendo levantados quatorze modelos com diferentes combinações de zeros e polos. Destes modelos, os que apresentaram melhores aproximações foram os modelos com até sete polos e seis zeros. O modelo escolhido possui um polo e nenhum zero, o qual possuía características mais próximas das medições realizadas. Uma vez projetado o modelo matemático, foi possível comparar seus resultados com o comportamento do sistema, verificando, assim, a possibilidade de sua utilização para a geração de energia elétrica pública. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractDue to the use of electric energy as a primary source of power in big cities, there is a growing need for the development of new energy sources and improvement methods for the best use of resources. Thus, this work aims to characterize and propose a way of applying the RENERGY system (Renewable Energy), aimed at lighting a public road. In this sense, the system operates by transforming kinetic energy into electrical energy, resulting from the passage of cars over a speed breaker. This study has as its initial focus the survey of the electrical characteristics of the RENERGY prototype, generating a mathematical model to facilitate the visualization of the system's behavior without the need for its implantation. To survey the electrical characteristics, the prototype's power generation will be checked in various situations of speed and number of vehicles on the road. The mathematical model will be implemented from the data acquired in the measurements carried out with the prototype in operation. The software, on which the modeling will be developed, operates alongside the MATLAB platform, fourteen models were raised with different combinations poles and six zeros. The chosen model has one pole and none zeros, which had closer characteristics to the real measurements performed. Once the mathematical model was designed, it was possible to compare its results with the system's behavior, thus verifying the possibility of its use for the generation of public electricity. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectRedutores de velocidadept_BR
dc.subjectEnergia elétricapt_BR
dc.subjectIluminação municipalpt_BR
dc.titleModelagem elétrica de um sistema de redutores de velocidade aplicado na geração de energia elétrica públicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameEngenharia Elétrica - Bachareladopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorTondo, Felipe Augusto
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-12-10


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