Cuidado de si e autoética: A religação dos saberes docentes na complexidade
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-01Autor
Soave, Cláudia
Rosa, Geraldo Antonio da
Arruda, Marina Patrício de
Orientador
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O livro "Cuidado de si e Autoética: a Religação dos Saberes Docentes na Complexidade", que o leitor porventura tem às mãos, propõe a religação dos saberes cuidado de si e autoética como contribuição para uma atuação docente que, para além das impli-cações da biopolítica, possa se inspirar em possíveis horizontes da educação na complexidade.
Emerge uma autoconsciência no trabalho bastante sui generis nesse sentido, na medida em que advém de uma vivência, não apenas a partir de leituras teórico-acadêmicas, mas de uma experiência como pilar fundamental, de pessoas que não querem sacrificar as suas vidas em prol de metas e indicadores tão somente, uma vez que isso é muito pouco para pautar os problemas que enfrentamos hoje no planeta. Para isso, os autores se aproximam do campo da Filosofia da Educação, dispostos a enxergar a totalidade - essa faculdade que se encontra hoje cada vez mais em extinção -, entendendo que o ser, a consciência e a linguagem são indissociáveis.
Enfim, temos diante de nosso olhar uma inventiva original, cuja relevância e mérito científico revelam-se presentes, sobretudo quanto ao desenvolvimento das pesquisas concernentes à relação entre Filosofia e Educação, consoante à atuação docente.
Collections
- Educação e Ensino [82]