Acontecimento aula: uma experiência docente
Zusammenfassung
A presente monografia elaborada sob o tema da experiência e da aula procura responder a questão norteadora: "Como expandir o acontecimento da aula através de uma experiência docente de um professor-artista-pesquisador?". Em uma mesa de conversa com a Aula como Ensaio (MATOS, 2021), a Educação Menor (GALLO, 2010) e a Experiência, através de Jorge Larrosa Bondía (2021), John Dewey (2010) e David Lapoujade (2017), buscamos expandir a aula na procura de uma experiência docente que não cesse de encontrar significados para o pesquisador que aqui escreve. Para uma acontecimento aula precisamos expor-se atravessando o indeterminado com a escuta e o sentido participando deste processo de transformação. A experiência é única, não pode ser generalizada. Ao longo do texto inventamos conexões entre a experiência e a aula para compreender como se dá uma aula que experiência. O signo, a emoção, a estética, as causas de redução de experiência, consciência e realidade serão questionadas e resinificadas nesta teia que construímos com palavras. Por fim, um relato de experiência ocorrido em um estágio obrigatório do curso de licenciatura em Artes Visuais será o dado analisado através da teoria, para que possamos agir a partir do que é posto nas linhas deste trabalho. Uma escrita labiríntica que mostra diversos caminhos, conheça-os, explore-os e depois os traia. [resumo fornecido pelo autor]