Letramento literário : leitura de contos populares na educação
Datum
2015-09-30Autor
Bortoli, Janaina Pieruccini de
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
A presente dissertação de mestrado parte de dois estudos anteriores realizados pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). As pesquisas investigavam a relação entre os processos mediadores de leitura do texto literário infantil e a formação do leitor. Observou-se que a falta de clareza sobre as especificidades da literatura infantil entre os professores repercutia nas atividades propostas, as quais não favoreciam a interação do aluno na obra literária. Nas leituras, as crianças buscavam lições moralizantes e não uma vivência estética do gênero. Os resultados corroboram com índices apresentados em avaliações da educação brasileira, obtidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que apontam déficit preocupante de leitura entre os estudantes. Valendo-se desses dados, o presente estudo visa a contribuir para o letramento literário através de uma pesquisa experimental, baseada nos princípios da pesquisa-ação, que abrange o planejamento e a execução de roteiros de leitura de narrativas literárias populares. Para fundamentar o tópico referente à educação, utilizamos os pressupostos teóricos de Dewey (1980), Larrosa (2002, 2003) e Freire (1982, 1996). Benjamin (1986), Coelho (1987), (1991), Darnton (1986), Zilberman (2002, 2008), Candido (1995) nos auxiliaram a pensar peculiaridades da literatura: seu surgimento, características e função humanizadora. Para discutir aspectos estruturais do conto popular, buscamos as contribuições de Propp (1984). Soares (2001) e Cosson (2006) nos subsidiam a refletir sobre questões referentes ao letramento e ao letramento literário. Vygotsky (1993), Feuerstein (apud GOMES, 2002; GIUGNO, 2002) e Saraiva (2001, 2006) auxiliam na fundamentação referente à mediação. Esse estudo tem como finalidade verificar se a aplicação de roteiros de leitura, intencionalmente planejados, executados e mediados, contribui para o desenvolvimento da compreensão e da competência narrativa dos estudantes. Durante onze encontros, alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental tiveram contato com contos populares oriundos de diferentes regiões, participaram de brincadeiras, jogos, produções escritas e outras atividades programadas para trabalhar a especificidade do gênero. Os resultados demonstram que a mediação intencional por parte do professor é fundamental para auxiliar o estudante na significação das obras literárias. Acrescenta-se, também, que competência narrativa é um processo que depende em grande parte das vivências com a leitura, pois, à medida que os sujeitos vão compreendendo o jogo de linguagem próprio dos contos, vão qualificando sua forma de narrar. Tais apontamentos conduzem à relevância científica deste estudo, o qual apresenta, principalmente ao professor de Ensino Fundamental, propostas que podem ajudá-lo na atuação em sala de aula, em especial, na fruição da literatura por parte de seus alunos.