• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Gestão do conhecimento na manufatura da indústria automotiva de Caxias do Sul

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Paulo Henrique da Cruz Braz.pdf (1.454Mb)
Data
2014-04-29
Autor
Braz, Paulo Henrique da Cruz
Orientador
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Em uma economia globalizada, competitiva e em constante mudança, os ativos financeiros não são suficientes para garantir o crescimento sustentável e a perpetuação das organizações. O conhecimento, a informação, a capacidade de reinventar-se continuamente, a flexibilidade para se antecipar e reagir às mudanças são exemplos de ativos intangíveis criadores de vantagem competitiva e geradores de riqueza para as empresas e acionistas nesse novo paradigma econômico. Dentre os ativos intangíveis, a criação e o compartilhamento do conhecimento pelos funcionários da organização e a habilidade das equipes de transformá-lo em novos produtos, serviços e processos são definitivos na obtenção de vantagem competitiva, pois são inerentes a cada organização e, portanto, difíceis de serem imitados pela concorrência. Este estudo tem o objetivo de investigar, utilizando o modelo das Sete Dimensões da Gestão do Conhecimento de José Cyrineu Terra, como as empresas automotivas de Caxias do Sul estão fazendo a gestão do conhecimento criado nas rotinas e práticas da manufatura, no dia a dia da operação. Para isso, foi realizado um estudo de múltiplos casos em três empresas automotivas de Caxias do Sul, a partir de entrevistas com os gestores de manufatura de tais empresas e, mediante a análise de conteúdo das respostas, foi verificado o alinhamento das práticas de gestão da manufatura, com uma efetiva gestão do conhecimento. As principais conclusões do estudo foram: nas empresas pesquisadas convivem práticas de empresa atrasada com práticas de empresa do conhecimento, as manufaturas passam por um processo de evolução de suas práticas gerenciais em direção a uma efetiva gestão do conhecimento, porém apesar dessa tendência o conhecimento nas manufaturas ainda não é considerado estratégico pelas organizações estudadas.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/102
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV