A constituição da identidade de estudantes surdos : o protagonismo dos surdos na escola bilíngue
Date
2022-07-07Author
Silva, Micheli Porn da
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
Show full item recordAbstract
Essa dissertação tem com como objetivo analisar como os professores surdos e os alunos egressos de uma escola bilíngue para Surdos percebem o papel da comunidade escolar na constituição da identidade surda. Para esse estudo, tomou-se conceitos estruturantes como a língua de sinais, a identidade, a identidade surda, a experiência, a educação de surdos, a educação bilíngue para surdos e a busca por conhecer como os professores e egressos surdos percebem a escola a partir de Hall (2006), Larrosa (2011), Perlin (2005), Quadros (1997), Skliar (2005), dentre outros. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória. O contexto deste estudo é uma escola bilíngue para surdos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com quatro professores surdos e seis estudantes surdos egressos de escola bilíngue do interior do Rio Grande do Sul. A entrevista foi realizada em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objetivo de resgatar as experiências vividas por meio das ideias e das compreensões expressas, relacionadas à identidade surda e as vivências escolares e familiares. Foi utilizado como método a análise de conteúdo de Bardin (1991), com a qual chegou-se a duas categorias: 1) Experiências Escolares e Impactos nas Identidades e 2) Interações e Identidades. A primeira categoria foi organizada em duas subcategorias a) Oralismo e Ouvintismo e b) Libras e Cultura Surda. A segunda categoria, também foi dividida em duas subcategorias: a) Interação com Professores e b) Interação entre Surdos. As entrevistas relatam a experiência surda dos professores e dos egressos, os quais têm relações pares no desenvolvimento das identidades surdas. As escolas de surdos têm valorização própria da identidade e da cultura surda, os quais são conceitos bastante relacionados a um jeito único de Ser Surdo: a identidade surda, a literatura surda, a língua materna, a pedagogia surda, a comunidade surda, a arte surda e a poesia em Libras do sujeito surdo. Conclui-se que a escola e os professores surdos têm papel fundamental na identidade e língua de sinais. Compreender as entrevistas a partir do conceito de experiência de Larrosa (2011), em sua singularidade e pluralidade, ajudou a dar força para as lembranças e narrativas que afetaram cada participante e que fizeram sentido ao considerar as diferentes narrativas. [resumo fornecido pelo autor]