Avaliação comparativa da qualidade de usinagem para validar a automação do eixo transversal de uma retífica plana mecânica
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Date
2021-12-07Author
Bongoski, Fabio
Orientador
Vagner, Grison
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A usinagem por retificação é implantada dentro do quesito industrial quando se busca alcançar pequenas tolerâncias, precisão geométrica e qualidade superficial. Por ser um processo com diversas variáveis envolvidas, conhecê-las é imprescindível para atingir os resultados desejados. Quando a máquina apresenta condições de acionamento dos eixos manuais, as variáveis ficam acondicionadas ao operador, dificultando o controle do processo. Dessa forma, a automação reduz os riscos de danos causados a peça, durante o processo, devido a retirada de parâmetros do escopo do operador. Com o objetivo de avaliar se a automação do eixo transversal de uma retífica plana é válida, foi avaliada a velocidade imposta por quatro operadores diferentes, de forma manual e posteriormente a automação. Foram feitas análises da velocidade Vw, das características de rugosidade, e da queima por retificação, antes e depois da automação. A usinagem foi realizada em onze corpos de prova com duas faces cada, confeccionados em aço forjado à quente, tratados termicamente para alcançar uma dureza superficial mínima de 60 HRc. Doze faces foram usinadas antes da automação para obter os dados das condições iniciais, em que as velocidades de avanço são impostas por quatro operadores diferentes. Outras nove faces, foram divididas em três usinagens posteriores a automação, porém, com as velocidades de avanço mais próximas possível da nominal de 12 m/min. Após o término da comparação entre as velocidades, foi demonstrado como a automação lineariza o parâmetro da velocidade Vw, e assim, foi realizada a coleta dos dados de rugosidade Ra, Rz e Rt e a avaliação da camada superficial em busca de queima e trincas decorrentes do processo de retificação. Realizou-se mais um experimento para observar como os fatores de acabamento superficial foram afetados com a usinagem de 2700 mm³, e 5400 mm³ antes de dressar o rebolo. Assim, o trabalho demonstra que o controle da velocidade Vw através da automação melhora os requisitos avaliados e apresenta o volume máximo de material usinado antes de dressar o rebolo para que a rugosidade Ra apresente a tendência em ficar abaixo do valor estipulado em projeto. Durante a usinagem, os demais parâmetros de máquina permaneceram constantes, sendo: o rebolo utilizado Al2O3, a velocidade do rebolo 20 m/s, penetração de trabalho 15 µm, e por fim, o fluido de corte Ultracut 360 em concentração de 1,5%. [resumo fornecido pelo autor]