Criatividade, inovação e empreendedorismo como sistema adaptativo complexo para a geração de valor: estudo de caso de startups
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Data
2022-07-22Autor
Cardoso, Eduardo Luiz
Orientador
Fachinelli, Ana Cristina
Metadata
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As startups são modelos de negócio dinâmicos, baseados no desenvolvimento de soluções de forma ágil, que atuam com recursos mínimos em processos operacionais de ciclos repetidos, sendo adequados para contextos de incerteza. São negócios de alto risco que podem apresentar crescimento exponencial e grande impacto econômico. Em uma economia da inovação, este modelo de negócio gera valor por meio da relação entre a criatividade, a inovação e o empreendedorismo (CIE). Vistos através da abordagem de sistema adaptativo complexo (SAC), é possível compreender o processo de geração de valor por meio da inter-relação destes três campos teóricos. O objetivo desta tese é analisar como a abordagem de sistema adaptativo complexo articula a relação entre criatividade, inovação e empreendedorismo no processo de geração de valor em startups. A pesquisa aborda a problematização de duas formas. Na abordagem teórica, autores como Dino (2015), Czop e Leszczynska (2011), Erro-Garcés (2019) e Edralin et al. (2019) defendem que o tratamento destes campos teóricos sejam trabalhados de forma sistêmica e não de forma isolada. Na abordagem empírica, a pesquisa busca entender como as startups, como modelo de negócio, geram valor por meio da operacionalização sistêmica dos campos teóricos da criatividade, inovação e empreendedorismo. Esta tese adota o paradigma interpretativista, com abordagem qualitativa exploratória e estratégia de pesquisa de estudo de caso único integrado de acordo com Yin (2015). Para a técnica de coleta de dados, utilizaram-se 22 entrevistas semiestruturadas e em profundidade entre os fundadores de startups das principais regiões dos três estados do sul do Brasil. As técnicas de análise de dados utilizadas foram a análise de conteúdo, baseada em Mayring (2014), e a análise da rede de valor, de Allee (2008). Os resultados apontam que a abordagem SAC, através da atuação conjunta de suas propriedades, determina a organização dos fatores CIE, cujas interações, estimuladas pelos comportamentos do fundador e pelas eficientes trocas de valor entre os agentes da rede, ocorrem por meio de relação associativa dinâmica atendendo às propriedades. A articulação entre as propriedades e os fatores CIE desencadeia o processo de geração de valor em três frentes, nas dimensões teórica e empírica. Na primeira, a geração de valor ocorre através: (i) da relação associativa dinâmica resultante da interação dos fatores CIE, como sustentação do sistema; (ii) do fim ou da alteração do sistema, gerando valor ao reduzir a complexidade; (iii) da ampliação dos limites do sistema. Na segunda, a geração de valor ocorre através: (i) da interação entre os agentes da rede, conduzindo a startup à fase de escala; (ii) da entrega da solução para o cliente; (iii) da incorporação dos papéis dos demais atores com os quais a startup troca os valores mais importantes. [resumo fornecido pelo autor]