• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior

Thumbnail
Mostra/Apri
Dissertacao Ericki Funes Gutierrez.pdf (7.632Mb)
Data
2015-12-04
Autore
Gutierrez, Ericki Funes
Orientador
Rela, Eliana
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Neste artigo estendido pretende-se revisar os modelos e concepções de se ensinar História da Arte, através de modelos de tempo e memória concebidos pela historiografia da arte, tendo em vista a produção de um material de linguagem diferenciada que possa ser utilizado no ensino de História da Arte em cursos ligados às Artes e ao Design. Estes cursos superiores possuem uma natureza muito mais ligada à criatividade e inovação, e, apesar disso, costumam possuir em seus currículos disciplinas de História da Arte ministradas por um viés datado, reprodutivista e repetitivo, distante da realidade dinâmica desses cursos. Motivado pela crescente produção acadêmica que defende a interdisciplinaridade e a utilização de materiais diferenciados no ensino de História, o presente estudo tem a intenção de apresentar reflexões teóricas acerca da historiografia da arte, e acerca da acessibilidade da disciplina histórica por parte de alunos e professores de cursos superiores ligados às Artes e ao Design. Consequentemente discutem-se as teorias a respeito da produção historiográfica para o grande público (a comunidade nãoacadêmica), do papel do historiador sobre seu campo de atuação e da didática da história, alicerçando-se no conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen. Por fim, o artigo estendido tem como objetivo apresentar as representações teóricas utilizadas através da linguagem artística na obra proposta, o livro Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1078
Collections
  • Mestrado Profissional em História [91]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV