Análise dos fatores de sucesso na gestão da cadeia de suprimentos relacionados a diferentes cenários de mercado
Fecha
2022-08-18Autor
Perusso, César
Orientador
Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
As cadeias de suprimentos são constantemente afetadas por eventos que impactam o funcionamento dos mercados, tais como pandemias, conflitos, mudanças legais, alterações no comportamento dos consumidores, entre outros. Tais eventos afetam a demanda, os preços, a imagem das marcas e a própria saúde financeira das empresas. Para que as empresas e as cadeias em que estão inseridas consigam se adaptar a tais eventos, é necessário identificar os diferentes tipos de cenários a que podem estar sujeitas e os fatores críticos de sucesso a serem considerados em cada cenário. Inserido nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo identificar os fatores críticos de sucesso a serem considerados nos diferentes cenários de mercado a que podem estar sujeitas as cadeias de suprimentos. Para tanto, a partir de uma revisão sistemática da literatura, foram identificados os principais fatores críticos de sucesso associados à gestão da cadeia de suprimentos e foram verificados os possíveis diferentes cenários de mercado a que podem estar sujeitas tais cadeias, de acordo com o nível de incerteza encontrado. O trabalho foi desenvolvido mediante uma abordagem quantitativa descritiva, operacionalizada através da aplicação de uma survey às empresas dos setor metalmecânico da Serra Gaúcha. Os dados obtidos a partir dos questionários recebidos foram submetidos a procedimentos de estatística descritiva, visando analisar a importância atribuída aos fatores críticos de sucesso nos três diferentes cenários de mercado: previsível, turbulento e muito turbulento. Também foram aplicados testes de hipótese para comparar os resultados obtidos para cada cenário e verificar se a importância atribuída aos fatores críticos de sucesso na gestão das cadeias de suprimentos muda à medida em que aumenta a turbulência do mercado. Os resultados obtidos indicaram que, independentemente do cenário, todos os fatores críticos de sucesso apresentam importância para os respondentes, com médias superiores ao ponto central da escala (importância média), o que indica uma convergência com os resultados da revisão sistemática da literatura. Também se observou que a importância atribuída aos fatores críticos de sucesso aumenta em função da turbulência dos cenários de mercado. Isso se verifica tanto a partir das faixas de variação das respostas em cada cenário (importâncias mínimas e máximas atribuídas) quanto pelas médias obtidas e pelos resultados dos testes de hipótese aplicados. [resumo fornecido pelo autor]