O ensino de história, a redemocratização brasileira, e a música
Date
2022-08-23Author
Borsoi, Lisiara Guazzelli
Orientador
Xerri, Eliana Gasparini
Metadata
Show full item recordAbstract
A dissertação tem como corpus de pesquisa o Ensino de História através da música composta no período da Redemocratização Brasileira (1974-1985). O trabalho faz parte do Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Caxias do Sul - Mestrado Profissional em História, tendo como linha de pesquisa as Linguagens e Cultura no Ensino de História. A temática desta pesquisa surgiu a partir das reflexões sobre o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa nas salas de aula, sobretudo no ensino de História. Relacionar o passado com o presente tem sido um desafio para os professores dessa área, já que muitos os consideram "professores do passado". O objetivo é refletir, discutir e apresentar uma proposta metodológica com o uso da música em sala de aula, para ensinar o período da Redemocratização Brasileira. Considerando que, além de culturalmente muito explorada, a música é um recurso facilmente encontrado e de uso cotidiano da maioria dos jovens, a proposta busca auxiliar nesse processo de aprendizagem e tornar cada vez mais reflexivo e eficaz o ensino, utilizando-se das vivências dos educandos. A música como instrumento pedagógico, utilizada de forma simultânea ao livro didático ou texto, facilita a comunicação em um tempo em que a utilização de novas tecnologias está presente no cotidiano do professor e do educando, trazendo informações em tempo real e de forma acessível. O recorte temporal foi escolhido devido a sua importante transição de um período ditatorial para a democracia, no qual a sociedade brasileira manifestava-se culturalmente contra o governo e a realidade vivida. Assim, foram produzidas inúmeras canções que contextualizavam o momento, podendo ser utilizadas hoje como um documento histórico. A Redemocratização Brasileira se estende de 1974 a 1985, período no qual a Abertura Política aconteceu através de atos contínuos, devolvendo aos cidadãos brasileiros a democracia que lhes foi privada durante o período da Ditadura Civil Militar, iniciada em 1964. A pesquisa é qualitativa, pois o texto está baseado na revisão bibliográfica em livros, artigos científicos e dissertações que discorrem sobre o tema tratado, ressaltando alguns autores importantes para este trabalho como Napolitano (2010), Gardner (1995), Ferreira (2018), Seffner (2016), Chauí (2012 Por se tratar do Tempo Presente, as músicas selecionadas para relacionar a História à Redemocratização, ainda fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros, e ainda convivemos com pessoas que vivenciaram aquele período. Como produto final desta pesquisa, proponho oficinas para professores, que visam auxiliar em suas práticas profissionais. Os resultados obtidos ao final de pesquisa sinalizam para uma constante atualização nos métodos e estratégias de aprendizagem utilizadas em sala de aula. [resumo fornecido pelo autor]