O processo de avaliação da aprendizagem na perspectiva da avaliação formativa, no curso de licenciatura em matemática da Universidade de Caxias do Sul
Fecha
2022-09-09Autor
Crippa, Márcio Filipe
Orientador
Morés, Andréia
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Observando o impacto que a educação possui na vida do ser humano, os aspectos históricos envolvendo o processo educativo e como isso culmina na constituição do perfil pessoal e profissional, este estudo versa sobre a avaliação formativa na educação superior. Desta forma, este estudo se propõe investigar como vêm sendo desenvolvidos os processos da avaliação das aprendizagens, junto ao curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade de Caxias do Sul. Para fornecer subsídios ao alcance do objetivo da pesquisa, constituíram-se como objetivos específicos: a) construir um quadro teórico sobre a avaliação da aprendizagem na educação superior, por meio de revisão bibliográfica, visando a estruturação de referências para o processo de pesquisa; b) identificar as orientações do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática da Universidade de Caxias do Sul, em relação ao processo de avaliação da aprendizagem; c) analisar os depoimentos dos professores sobre o processo de avaliação da aprendizagem desenvolvido no curso de Licenciatura em Matemática, tendo em vista a perspectiva de avaliação formativa; d) encontrar convergências sobre a avaliação da aprendizagem proposta pelos documentos institucionais e os depoimentos dos professores frente ao processo de avaliação formativa. Para alcançar os objetivos propostos, o percurso metodológico foi definido em três momentos: primeiro, a fase exploratória, a partir da construção do referencial teórico e da revisão bibliográfica realizada nos portais de cunho científico da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Thesaurus Brasileiro da Educação e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); segundo, o trabalho de campo, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com os professores do curso de Licenciatura em Matemática e o alcance aos documentos institucionais (PPI e PPC); e terceiro, a análise e o tratamento do material coletado, por meio da Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2016), através dos processos de unitarização, categorização e a construção do metatexto. A partir da análise dos depoimentos dos professores participantes da pesquisa e dos documentos institucionais, evidenciou-se que o curso de Licenciatura em Matemática encontra-se em um movimento inicial de superação da concepção tradicional de avaliação à uma concepção de formativa da avaliação. Este ainda utiliza a realização de provas e de exames como instrumento avaliativo principal, e tem a diferenciação entre as disciplinas de cunho específico e pedagógicas. Evidenciou-se que o curso se encontra nesse movimento de transição pela possibilidade de diversificar os instrumentos avaliativos a partir dos Trabalhos Discente Eletivos (TDEs), pela consciência de que o erro é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e que a aula acolhe o estudante na superação das dificuldades, além de considerar o (re)planejamento docente frente às lacunas de aprendizagens apresentadas. Desta forma, este estudo reverbera que o processo de avaliação está ligado às aprendizagens que o estudante constrói ao longo de todo o período letivo, a partir do processo de (re)planejamento docente. [resumo fornecido pelo autor]
Colecciones
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
Escola complementar de Caxias : histórias da primeira instituição pública para formação de professores na cidade de Caxias do Sul (1930-1961)
Bergozza, Roseli Maria (2014-06-03)O presente trabalho tem como propósito pesquisar e analisar a organização e instalação da primeira instituição pública, de caráter oficial, para formação de professores primários, em 1930, na cidade de Caxias do Sul. Escola ... -
Análise financeira, operacional e social do projeto "Sim Caxias" no município de Caxias do Sul
Fortuna, Israel da Silva (2019-12-03)Devido ao crescimento acentuado dos centros urbanos, surgem inúmeras dificuldades para as cidades em diversas áreas como o transporte, trânsito, meio ambiente e principalmente na qualidade de vida das pessoas. O transporte ... -
Memórias de egressas da escola normal Duque de Caxias (Caxias do Sul/RS - 1949/1951) : formação de professores para a prática da higiene
Tonietto, Roberta Angela (2020-11-03)Neste estudo, buscou-se investigar como a temática da higiene era desenvolvida na formação dos professores do Curso Normal que funcionava na Escola Normal Duque de Caxias - Caxias do Sul/RS. A urbanização crescente e a ...