Perspectivas inovadoras de atuação docente na pedagogia: um estudo sobre os estágios curriculares em ambientes não escolares
Fecha
2022-09-03Autor
Salvador, Bruna
Orientador
Stecanela, Nilda
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O presente Trabalho de Conclusão de Curso, na Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul, teve como objeto de estudo as perspectivas inovadoras de atuação docente na Pedagogia através da análise das práticas de estágio curriculares obrigatórios em espaços não escolares. O objetivo principal da pesquisa consistiu em analisar as práticas de estágio que se desenvolveram no âmbito dos espaços não escolares e não institucionalizados a fim de verificar as possibilidades inovadoras de cada atuação. Para isso, buscou-se conhecer diferentes projetos de estágio, a fim de identificar como as acadêmicas perceberam essa nova perspectiva de atuação e a forma com que a inovação esteve presente durante o processo. O referencial teórico tomado como base para o estudo parte das contribuições de autores, como: Freire (1996), Stecanela (2008;2018), Libâneo (2001; 2013), Singer (2015), Pedro (2016), Carvalho; Leite (2016); Leite (2012), Bacellar (2006), Pires (2018), Moraes (2003; 2006), Pestana (2014), Rocarelli (2019), Becker (2016) entre outros. A ancoragem metodológica, de natureza qualitativa, baseou-se no uso de instrumento de pesquisa, disponibilizado através da ferramenta Google Formulários, que foi elaborado segundo as concepções de Gil (1999), no qual as acadêmicas interagiram sobre as características do seu projeto de estágio em espaços não escolares. As narrativas foram analisadas através da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2006;2003). Do processo de imersão nas narrativas surgiram duas temáticas principais: As relações com a disciplina de estágio e As relações com o campo de atuação. E destas surgiram sete categorias: A parte constituinte da identidade docente; As novas formas de pensar o estágio; O papel da professora orientadora; Os saltos que a prática de estágio permitiu; Os encontros com os ambientes não escolares; O desencanto com os ambientes não escolares e O pensar "fora da caixa". Os dados construídos na pesquisa mostraram que há formas possíveis de inovação docente na Pedagogia a partir das relações estabelecidas também nos âmbitos que se desdobram além da sala de aula. Resultados evidenciam ainda que é dentro do processo de distanciamento do lugar comum, nesse caso, da sala de aula, que se desencadeiam as possibilidades de renovação e criação de novas perspectivas e de um olhar sobre a própria formação. Além disso, o movimento de conhecer as alternativas desenvolvidas em espaços não escolares colocam-se como parte integrante da constituição da identidade docente e do fazer pedagógico. Ao expor-se aos novos ambientes, é possível expandir as alternativas, é tornar-se indulgente. Esses ambientes não escolares são alternativos, novos territórios de presença docente, que se tornam inspiração e desencadeiam novas perspectivas que não são vistas na escola ou na sala de aula. Mover-se para novos espaços configura-se em um processo de ousadia e novas descobertas que servem para inspirar à docência em sala de aula. [resumo fornecido pelo autor]