Uma história do Grupo Escolar Farroupilha : sujeitos e práticas escolares (Farroupilha/RS, 1927-1949)
Fecha
2016-02-19Autor
Fernandes, Cassiane Curtarelli
Orientador
Luchese, Terciane Ângela
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação buscou pesquisar o processo histórico educacional do Grupo Escolar Farroupilha, instituição localizada inicialmente no distrito de Nova Vicenza (Caxias), posterior município de Farroupilha/RS. O trabalho teve como recorte temporal o ano de 1927, momento em que são reunidas duas escolas isoladas estaduais que existiam no distrito para a formação do Grupo Escolar Rural de Nova Vicenza, posteriormente denominado de Grupo Escolar Farroupilha, até o ano de 1949, levando-se em consideração a gama de registros escolares encontrados no Arquivo do Colégio Estadual Farroupilha, antigo grupo escolar, acerca deste período. Para realizar esta narrativa os pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural orientaram a análise, sobretudo com as contribuições dos historiadores Le Goff (1996), Ginzburg (2001, 2007), Chartier (1994, 2002, 2009), Burke (2008) e Pesavento (2008a, 2008b). A metodologia empregada consistiu na análise documental de fotografias e documentos escritos como livros de matrículas, livros de reuniões pedagógicas, livros de comemorações cívicas, livros contendo o histórico dos professores, livro diário da escola, entre outras fontes localizadas no arquivo do Colégio Estadual Farroupilha (Farroupilha/RS). Além disso, foram consultados jornais, relatórios, regimentos e decretos em outros arquivos, assim como depoimentos orais realizados por outros pesquisadores. O estudo produzido foi divido em cinco capítulos, iniciando com as considerações iniciais, onde se especifica o percurso construído e as escolhas realizadas durante o processo de pesquisa. O segundo capítulo teve como propósito compreender o processo histórico de criação e de implantação do Grupo Escolar Farroupilha no contexto de Nova Vicenza e depois, do município de Farroupilha/RS, sendo possível perceber as mudanças vivenciadas por esta escola em seus primeiros anos de existência, assim como a produção de uma nova cultura escolar a partir da inauguração do novo prédio com a adoção de espaços diferenciados, contando com a presença de outros sujeitos, bem como produzindo novas práticas escolares. O terceiro e o quarto capítulo tiveram como premissa atentar para alguns elementos constitutivos da cultura escolar desta instituição, sendo assim, além de tecer uma narrativa acerca dos sujeitos escolares, privilegiando alunos (as), professoras e diretores (as), atenção especial foi destinada as práticas escolares produzidas neste espaço, ao longo da década de 40 do século XX, como as festividades escolares e as atividades desenvolvidas pelo Clube Agrícola Escolar. Deste modo, verificou-se que por meio da ação de “comemorar” esta escola primária “assumiu” a função de internalizar o patriotismo, evitar o esquecimento dos feitos da história nacional e estadual, bem como de seus heróis e símbolos, além de incentivar o amor e o respeito à Mãe Pátria, exaltando os cuidados e a valorização das riquezas naturais para o progresso do país, como também enfatizando uma cultura proeminentemente brasileira, em detrimento as culturas étnicas existentes. Os resultando também apontam para a relevância que o Clube Agrícola assumiu no cotidiano desta escola, uma vez que depois de um longo período o ensino rural volta novamente a fazer parte de seu processo histórico educacional, desenvolvendo ao que tudo indica um trabalho social e educativo, aproximando os saberes da instituição escolar com o contexto do município. Para concluir, são apresentadas as considerações finais, onde se destaca a contribuição desta narrativa para as pesquisas existentes no campo da história das instituições escolares em nível local, regional e nacional, especialmente no que refere ao estudo específico dos grupos escolares.
Colecciones
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
A territorialização da variedade Moscato Branco de Farroupilha e a identidade vitivinícola de Farroupilha/RS: novos desafios
Zilio, Tiago Antônio (2019-11-29)O tema da dissertação é a organização do espaço e a estruturação do território do município de Farroupilha, Rio Grande do Sul, com uma identidade vitivinícola relacionada ao cultivo da variedade Moscato Branco de Farroupilha, ... -
Estudo toponímico dos bairros e distritos de Farroupilha-RS
Baretta, Rubens (2014-07-04)Este trabalho apresenta a análise dos topônimos que denominam os vinte e seis bairros e quatro distritos de Farroupilha, RS. O principal objetivo de nosso estudo foi identificar e classificar os topônimos assim como ... -
Turismo e eventos : os festejos farroupilhas de Caxias do Sul-RS
Spada, Anaize (2014-06-26)A Semana Farroupilha foi instituída por lei estadual para incentivar a memória em torno da Revolução Farroupilha, evento bélico que envolveu a região entre 1935-1945, a ser comemorada em todo o Estado do Rio Grande do Sul. ...