• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Desenvolver cadeia de suprimentos local ou global : um estudo de caso do processo decisório no Grupo Marcopolo

Thumbnail
View/Open
Dissertacao Rosa Maria Sartor.pdf (1.594Mb)
Date
2016-02-19
Author
Sartor, Rosa Maria
Orientador
Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves
Metadata
Show full item record
Abstract
A complexidade do mercado competitivo e globalizado impulsiona as empresas na busca de otimização dos processos, redução de custos e obtenção de ganhos de escala, não somente na produção, mas também nas áreas de apoio como Compras e Logística. A gestão da cadeia de suprimentos se insere no centro das atenções destas organizações, por representar um diferencial competitivo e fator de oportunidade de crescimento eficiente, no mercado de produtos e serviços local e global. Neste contexto, é importante desencadear relações duradouras entre clientes e fornecedores e, portanto, a gestão de suprimentos deve ser priorizada como um sistema capaz de agregar valor às organizações. Aliado a este enfoque, esta dissertação teve como objetivo analisar os critérios na decisão de suprir globalmente ou desenvolver cadeia local de suprimento, no Grupo Marcopolo. Para tal, foi desenvolvido um estudo de caso qualitativo em três empresas de diferentes países, Brasil, México e Colômbia, tendo como referencial a Matriz de Kraljic. Os critérios mais impactantes identificados como competitividade, disponibilidade interna, qualidade dos produtos, risco de suprimento e impacto na lucratividade. Os desafios mais contundentes são as diferenças culturais, conhecimento dos mercados e poder de negociação restrito perante os grandes fornecedores. A classificação dos materiais comprados está em fase de aperfeiçoamento, porém a segregação de decisão por Criticidade (de aparência, segurança, funcional e de qualidade), Complexidade, Variabilidade, Padronização e Design próprio pode ser constatada. As empresas pesquisadas têm autonomia de compra, mas as estratégias corporativas interferem de maneira efetiva nestas decisões. Os resultados desta pesquisa servirão de direcionador para as empresas analisarem as deficiências, explorarem as oportunidades emergentes e dar suporte e embasamento às decisões das empresas, que se aventurarem ao global sourcing ou buscarem novas fontes de suprimento, na obtenção de vantagens competitivas e fazer frente aos concorrentes mundiais.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1102
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV