Histórias e memórias do Grupo Escolar Padre Cícero de Juazeiro do Norte - Ceará (1927-1939)
Data
2022-10-11Autore
Silva, Francisca Simere Gomes Leocádio Figueirêdo
Orientador
Souza, José Edimar de
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Esta dissertação investigou o processo de constituição do Grupo Escolar Padre Cícero, localizado no município de Juazeiro do Norte-CE. O trabalho teve como recorte temporal o período compreendido entre o ano de 1927, data que marca a fundação do primeiro grupo escolar da cidade, e o ano de 1939, assinalado por serem os anos iniciais de funcionamento do grupo em prédio próprio, advindo a ser nomeado Grupo Escolar Padre Cícero, como forma de homenagear o patriarca e ex-prefeito da municipalidade. Objetivou-se analisar e compreender as práticas e representações de escolarização que contribuíram para a constituição da escola, identificando e caracterizando as práticas educacionais, estabelecendo as relações de contexto social, político e cultural. Os pressupostos teóricos e metodológicos foram orientados pela história cultural, valendo-se das contribuições dos autores como Peter Burke (2005), Roger Chartier (2002), Verena Alberti (2013), Le Goff (1990) e Pesavento (2008), entre outros escritores. Para a conceituação de culturas escolares, mencionamos em meio aos demais, as contribuições de Viñao Frago (1995; 2001; 2002), Vidal (2005; 2009) e Faria Filho (2002; 2007). Na metodologia foram analisadas as memórias como documento, a partir de Grazziotin; Almeida (2012), Amado e Ferreira (2005) e recorreu-se à análise documental. Além disso, foi realizada entrevista com uma aluna egressa e com um historiador do município que também estudou nas dependências do grupo e que, posteriormente, exerceram a função de professores da escola pesquisada, quando esta já era escola de ensino fundamental. Para além das memórias dispostas, a partir da metodologia da história oral, foram analisados diversos documentos, a exemplo de Livro de Atas da Caixa Escolar de Juazeiro do Norte, fotografias, Certidão do Cartório de Registro de Imóveis referente ao grupo, planta baixa do espaço escolar, Decretos, Ofícios, em meio a outras fontes encontradas nos arquivos da Biblioteca do Memorial Padre Cícero. A pesquisa constituiu-se em seis capítulos. Conclui-se, com esta investigação, que o grupo escolar buscou conservar parte da sua arquitetura primária ao longo do tempo. No que diz respeito ao período analisado (1927-1939), identificam-se a intervenção e a autoridade nacionalista presente nos processos de escolarização, manifestadas nas comemorações cívicas, cerimônias, desfiles e exames. A propagação dos ideais políticos republicanos revelados nas solenidades, que assinalou os períodos do calendário escolar, se distingue pela aparição e valorização de símbolos nacionais e ordenamento de corpos. Os eventos organizados para o encerramento do ano letivo eram palco para os discursos das autoridades, em que o desempenho dos alunos era tornado público e esses momentos eram iniciados e encerrados com o canto do Hino Nacional. Para além destas apreensões, a pesquisa permitiu inferir, diante das análises, as representações referentes à cultura da localidade, revelando a maneira pela qual a existência da instituição escolar disponibilizou elementos para que específica modalidade de instrução desenvolvida conservasse ao longo do tempo memórias que definem a cultura escolar de determinado período. A produção histórica construída por meio de documentos e das memórias dos sujeitos despontam na aspiração de colaborar com outras pesquisas que tenham o intento de apresentar os processos de escolarização da cidade de Juazeiro do Norte. [resumo fornecido pelo autor]