A influência do uso e da cultura da informação na integridade estrutural da inteligência estratégica dos distribuidores Randon
Zusammenfassung
A inteligência estratégica é reconhecida no campo da administração por reforçar a competitividade das organizações, e subsidiar a tomada de decisão a partir de um melhor entendimento de seu ambiente. Entretanto a sua potencialidade estratégica está vinculada com a forma como suas ações são desenvolvidas e organizadas, ou seja, sua integridade estrutural. Por outro lado, a cultura da informação, formada por valores, normas e atitudes, influencia a forma como a informação é tratada nas organizações e consequentemente os resultados do seu uso. Neste contexto, este trabalho buscou verificar a influência da relação existente entre o uso e da cultura da informação sobre a integridade estrutural (estrutura e organização) da inteligência estratégica. A pesquisa proposta foi de natureza descritiva e quantitativa com utilização do método de pesquisa survey e uso de técnicas estatísticas descritivas e inferências para análise de dados. A pesquisa foi realizada na rede de distribuidores da Randon Implementos. No total foram 239 respondentes entre proprietários, gerentes de vendas e vendedores que atuam na área comercial dos distribuidores e possuem contato com a área de Inteligência Estratégica da Randon. A análise fatorial resultou em oito fatores que explicam 63,957% da variabilidade, com valor KMO de 0,910 e teste de esfericidade de Bartlett com significância p<0,000. O resultado da correlação destes oito fatores sugere que há uma correlação significativa entre o caráter estratégico/estrutural da informação, a integridade do processo, a transparência das informações e as ferramentas, os quais apresentaram correlações moderadas à fortes. Já em relação à regressão estatística, os resultados apontaram que o caráter estratégico/estrutural da informação é explicado em 64,7% por três variáveis: integridade do processo, ferramentas/sistemas e transparência das informações.