Práticas pedagógicas matemáticas numa abordagem vygotskyana com estudantes do primeiro ano do ensino médio: o ensino de funções lineares por meio do software Scilab
View/ Open
Date
2022-11-22Author
Subtil, Natacha
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadata
Show full item recordAbstract
Apresenta-se uma pesquisa que investigou as possibilidades de uso do software Scilab, para criar práticas de ensino de funções lineares considerando os conceitos da teoria vygotskyana. O referencial teórico está embasado nos conceitos de sociointeração, mediação, zona de desenvolvimento proximal e internalização; além do conceito de funções matemáticas e do uso de recursos tecnológicos. O delineamento metodológico foi qualitativo e os dados foram gerados por meio de estudo de caso com alunos do 1º ano do Ensino Médio, a partir de uma oficina realizada em uma escola pública de uma cidade da serra gaúcha. A análise do corpus foi inspirada na análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi, fazendo surgir três categorias emergentes: mediação, sociointeração, práticas e processos de aprendizagens. Os resultados
dessa pesquisa revelam que as práticas docentes para o ensino da matemática precisam levar em conta as possibilidades e recursos do software propondo tarefas que possam desafiar o estudante. Nesse sentido é indicado que o professor tenha um papel mediador, realizando intervenções, problematizações e discussões com os estudantes, a fim de que eles possam dar sentido e significado às atividades realizadas por meio do software. Os resultados ainda sugerem que conhecer os conceitos da teoria Vygotskyana de sociointeração, mediação, zona de desenvolvimento proximal e internalização podem inspirar os professores, influenciando as práticas pedagógicas para ensino de funções lineares no ensino médio com o uso do software Scilab. [resumo fornecido pelo autor]
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Práticas de leitura literária e escrita no ensino médio: a vida em biografema
Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos (2019-05-29)Implicada com a leitura literária e com a escrita no Ensino Médio, a pesquisa Práticas de Leitura Literária e Escrita no Ensino Médio: a vida em biografema toma uma vida. Sempre uma vida. Assim, uma-vida-de-professora ... -
Uma investigação sobre escalas a partir de uma perspectiva interdisciplinar
Fernandes, Márcia (2014-06-02)O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel das ações interdisciplinares na formação do conceito de escala do estudante. Para isso, investigou-se, a literatura e os livros-texto sobre o assunto, assim como a ... -
História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
Menegat, Danúbia Bianchi (2023-03-24)Esta pesquisa investiga de que modo a diversidade étnico-racial, em especial, a cultura afro-brasileira, é abordada no currículo do Ensino Fundamental, na disciplina de História, a partir da Lei 10.639/03, que prevê o ...