O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas
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Date
2020-12-16Author
Maioli, Maurício Sandi
Orientador
Oliveira, Ronald Lopes de
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É inegável que quando as estratégias são bem elaboradas, o patrocínio gera retornos positivos para as organizações. Por se tratar da modalidade esportiva de maior visibilidade no país, o futebol é o grande foco dos empresários e profissionais de marketing das empresas pois, além de possibilitar uma maior divulgação dos nomes, agrega valor às marcas. O presente estudo tem o intuito de analisar e esclarecer os objetivos e as vantagens do investimento de empresas no futebol. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter exploratória, a partir de um estudo qualitativo, com base em um instrumento adaptado de Branchi (2002), através de entrevistas realizadas de forma online e presencial, com três empresas que investem no patrocínio esportivo. As respostas permitiram observar o comportamento de cada empresa, a maneira como desenvolvem esse investimento e o retorno que acarreta. Pode-se dizer que todas as empresas têm foco em visibilizar a marca, investindo em ações de relacionamento que fortalecem a relação com os clientes, trazendo resultados positivos. [resumo fornecido pelo autor]