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Estudo sobre os fatores que condicionam o endividamento do consumidor na região de Caxias do Sul-RS

Mostra/Apri
TCC Michel Iohan Reichert.pdf (1.138Mb)
Data
2020-12-16
Autore
Reichert, Michel Iohan
Orientador
Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Diversos estudos de marketing, finanças e sociedade tentam compreender melhor a questão do endividamento do consumidor. Esses estudos contribuem significativamente para o planejamento de ações por meio de agências reguladoras de crédito, órgãos relativos à defesa do consumidor que visem à conservação das condições financeiras do indivíduo. O presente trabalho tem como objetivo investigar os motivos que influenciam as pessoas a consumirem de forma desenfreada, ou seja, avaliar os fatores condicionantes ao endividamento. O estudo, em um primeiro momento, partiu de pesquisa bibliográfica, sugerindo, para sua continuidade, a aplicação de uma survey. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo, que contou com 268 respondentes, com aplicação na internet por meio da plataforma google docs, e divulgação do questionário, através de e-mails, WhatsApp e Facebook. Após a aplicação do questionário identificou-se que os principais bens e serviços causadores do endividamento dos consumidores estudados estão nas categorias eletroeletrônicos, eletrodomésticos, viagens e vestuário, os quais possuem o maior índice de compras a crédito, enquanto os que estão relacionados à inadimplência são eletroeletrônicos, eletrodomésticos e manutenção do lar. Dentre as formas de pagamento a crédito, o cartão de crédito mostrou-se o principal. O comprometimento futuro da renda com essas compras para 59,7% dos entrevistados chega em até 30,0%. Dentre os motivos que levam a inadimplência na categoria de bens e serviços, o principal é a redução da renda familiar, o mesmo também é o causador na categoria das despesas correntes. Concluiu-se que os altos níveis de endividamento entre os consumidores da região de Caxias do Sul ainda não se tornaram inadimplência, contudo o alto índice de compras a crédito pode alternar este cenário em breve. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11235
Collections
  • Administração - Bacharelado [804]

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